Direcionar o Estado de Minas Gerais no caminho do desenvolvimento sustentável de baixo carbono e da resiliência aos efeitos da mudança do clima. Esse é o propósito do “Plano de Ação Climática de Minas Gerais”. Ele permitirá alcançar o cenário de neutralidade de carbono em até 2050 e buscará assegurar a proteção da sociedade mineira, das comunidades, populações vulneráveis, ecossistemas, os meios de subsistência e do próprio sistema sócio-econômico-ambiental no território do Estado.
O Plano realizará uma análise territorial regional inter e multissetorial. Guiado por eixos estratégicos e fundamentado em um diagnóstico de políticas públicas, planos, programas e projetos direta ou indiretamente relacionados à agenda climática em nível estadual, nas características, efeitos e impactos das mudanças climáticas no estado e em um atual inventário estadual de emissão e remoção de GEE, o Plano apresentará as diretrizes, metas, ações e indicadores para redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima no estado de Minas Gerais.
Sua elaboração prioriza o processo participativo envolvendo o olhar de diversos segmentos da sociedade, dentre órgãos e entidades da administração pública, setor privado, organizações não governamentais e sociedade civil, fortalecendo a construção de um Plano a partir da realidade local.
Kickoff do Inventário de Emissões GEE e Plano de Ação Climática de Minas Gerais |