Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Programa Ambientação amplia atuação na gestão de resíduos e consumo consciente

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação Feam

ambientação-dentro

Em Araxá, o trabalho teve início no período de 2 a 6 de setembro, quando uma equipe do Ambientação esteve na cidade realizando diversas atividades. 

 

O Ambientação, programa de educação ambiental coordenado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), está ampliando sua área de atuação no Estado. Inicialmente estruturado para prédios públicos do Executivo, ele começa agora a ser implantado também em unidades da esfera judiciária, com um projeto piloto em prédios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em Araxá, na Região do Triângulo Mineiro. O programa será levado às edificações do Fórum e do Juizado Especial.

 

O Ambientação desenvolve campanhas e ações para informar e a sensibilizar pessoas para mudança de comportamento em relação aos resíduos, bem como para internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano de servidores das instituições públicas de Minas Gerais.

 

Em Araxá, o trabalho teve início no período de 2 a 6 de setembro, quando uma equipe do Ambientação esteve na cidade realizando diversas atividades de sensibilização e diagnóstico, a fim de preparar o Núcleo Socioambiental do TJ para a fase de planejamento, que terá início em outubro. Os servidores foram orientados sobre os temas: Diagnóstico da geração e caracterização de resíduos; Diagnóstico participativo com catadores e funcionários envolvidos na limpeza e na infraestrutura dos prédios e Diagnóstico de legislações e posturas municipais relacionadas aos itens de sustentabilidade.

 

Nos prédios do Fórum e o do Juizado Especial em Araxá também foram realizadas palestras de sensibilização e caracterizações dos resíduos, além de uma visita a uma nova edificação que sediará, no futuro, o Fórum e o Juizado. Cerca de 80 pessoas participaram das cinco palestras realizadas durante a semana. No mês de outubro está previsto a realização de mais duas palestras.

 

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

 

Nas palestras de sensibilização foram abordados aspectos ambientais como atitudes e comportamentos dos servidores, que precisam ser adequados à proteção do meio ambiente. Para subsidiar o planejamento da coleta seletiva, foi realizada a caracterização dos resíduos gerados nos dois prédios, com o objetivo de conhecer o tipo de resíduo gerado e sua composição, bem como a quantidade.  

 

“O objetivo do encontro foi repassar o know-how que o Ambientação adquiriu ao longo dos seus 15 anos de experiência e auxiliar nas ações a serem implementadas pelo Núcleo Socioambiental do TJ. A parceira do Ambientação com o TJMG surgiu por solicitação do Tribunal, por meio da desembargadora Shirley Fenzi Bertão, que já conhecia o Programa desenvolvido pela Feam”, disse a coordenadora do Núcleo Ambientação, Fabiana Costa Santos.

 

Para Fabiana Santos implantar o Programa na comarca do TJ, em Araxá, tem sido uma atividade muito gratificante, devido à atuação ativa da comissão setorial da comarca, que tem demonstrado muito interesse e cooperação. “Acredito que essa cooperação técnica com o TJ também irá acrescentar novos aprendizados para nós”, frisou.

 

Outra parceria em andamento entre a Feam e o TJ é a criação de um 'Tutorial de Implantação do Programa Ambientação', que será realizado em parceria com a Escola do Judiciário. De acordo com a coordenadora do Núcleo, a escola do Judiciário é especialista em cursos de capacitação à distância, um dos alvos a serem desenvolvidos pelo Ambientação. “Essa parceria nos ajudará na execução de nosso planejamento, trazendo o benefício da expertise da Escola do Judiciário”, afirmou.

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades