Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Seminário de Emergência aborda riscos em acidentes com produtos perigosos

PDFImprimirE-mail

 

Profissionais ligados às atividades de produção, armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos terão a oportunidade de debater a redução dos riscos ocasionados por acidentes envolvendo produtos perigosos e de assistir à simulação de um acidente de emergência ambiental. Nos dias 20 e 21 de novembro, Belo Horizonte recebe o Seminário de Emergência Ambiental, evento organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos - CE P2R2 Minas. O seminário será realizado das 8h às 18h, no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

O seminário contará com três painéis que vão tratar “A gestão de riscos e desastres – a importância da atuação tripartite: sociedade, empreendimento e poder público; “O gerenciamento de riscos e respostas às emergências ambientais; e “Os riscos tecnológicos ambientais e os diversos contextos envolvidos.

 

Dentre os temas de palestras do primeiro painel estão a Inteligência operacional aplicada a desastres; redução do risco de desastres; e a gestão de risco em paradas de manutenção. Já no segundo, o público terá conhecimento sobre Prevenção e Resposta às Emergência Ambientais em Minas Gerais no MTR, sistema recém-lançado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que controla a movimentação e transporte de resíduos em Minas.

 

Já no segundo dia, as atividades começam com palestra, do terceiro painel, sobre o Desenvolvimento Cultural na Gestão de Riscos Tecnológicos na Prevenção e Mitigação de ocorrências com potenciais emergências sócio ambientais. Outros assuntos como gerenciamento de riscos e rompimento de barragem também serão trazidos aos participantes.

 

SIMULADO DE EMERGÊNCIA

 

Ainda durante o segundo dia, no período da tarde, será realizado um Simulado de Emergência Ambiental. A Comissão P2R2 Minas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar farão a simulação de um acidente com veículo transportando material perigoso. Ao público, serão demonstrados os métodos de limpeza, isolamento e segurança adotados em uma situação real de acidente.

 

Diversas empresas privadas e instituições públicas participam do evento, que tem como público alvo os transportadores e distribuidores de produtos perigosos, indústrias, mineradoras, associações e federações ligadas ao tema, além de servidores públicos dos diversos órgãos que atuam no cenário da emergência ambiental e na sua investigação, além de demais interessados.

 

Para acessar a programação completa e fazer a inscrição Clique Aqui

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades