Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Seminário discutirá gerenciamento de riscos à saúde e ao meio ambiente em tempos de pandemia

PDFImprimirE-mail

 

seminário-emergência-ambiental-dentro

 

As mudanças causadas na atuação de órgãos públicos, entidades representativas, federações e empresas especializadas na prevenção e atendimento às emergências ambientais durante a pandemia da Covid-19 serão tema do 11º Seminário de Emergência Ambiental. O evento é organizado pela Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 Minas).


O seminário vai ocorrer virtualmente, nos dias 23 e 24 de junho. A CE P2R2 é presidida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Também integram a comissão a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), além de outros órgãos do Governo de Minas, Governo Federal e entidades representativas.


Tendo como tema central o “Gerenciamento de Riscos à Saúde e ao Meio Ambiente em Tempos de Pandemia”, o seminário terá sete palestras distribuídas nos dois dias de evento. Toda a programação será realizada por videoconferência, na plataforma Zoom, e transmitida, ao vivo, no canal do Sisema no Youtube. “Os acidentes continuam ocorrendo mesmo durante a pandemia, então, vamos debater as mudanças adotadas pelas empresas e órgãos públicos para manter os atendimentos às emergências ambientais”, frisou a gerente de Prevenção e Emergência Ambiental da Feam, Wanderlene Ferreira Nacif.


A programação será aberta no dia 23/6, pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, e pelo presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Renato Brandão. Ainda no dia 23, o coordenador do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), da Feam, Edilson Coelho, irá apresentar o mapa de acidentes ambientais em Minas Gerais no ano de 2019. A apresentação será feita durante a palestra “Prevenção e resposta às emergências ambientais”.


Ainda no dia 23, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) falará sobre os “Riscos Sanitários da Covid-19”. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e representantes da iniciativa privada irão apresentar a visão da área da saúde e do setor produtivo sobre os aspectos técnicos e os riscos associados à saúde humana no contexto da pandemia em acidentes com vazamento de amônia. As inscrições para participação no seminário começam nesta terça-feira (16/6). As vagas são limitadas.


Além das videoconferências, existe a possibilidade de acompanhar os debates pelo Youtube.


Veja abaixo a programação completa do 11º Seminário de Emergência Ambiental:


23/06/2020


09h30 - Abertura do evento

Patrícia Rocha Maciel Fernandes (Presidente da Comissão P2R2)

Renato Teixeira Brandão (Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente).

Germano Luiz Gomes Vieira (Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)


09h50 - Prevenção e resposta às emergências ambientais: Apresentação do Mapa de Acidentes Ambientais no Estado de Minas Gerais - 2019

Palestrante: Edilson José Maia Coelho (Fundação Estadual do Meio Ambiente)


10h10 - Prevenção e resposta às emergências ambientais com vazamento de amônia: aspectos técnicos e os riscos associados à saúde humana no contexto de pandemia - A visão do setor produtivo e do setor saúde

Palestrantes: Manuel Santos Dubra e Ângelo Inácio dos Santos Júnior (Consultores)

Sandra Regina Soares Moreno de Souza (Secretaria de Estado de Saúde)


11h05 - Riscos Sanitários da Covid–19

Palestrante: Roseane Maria Garcia Lopes de Souza (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental)


11h30 - Debate

Mediador: Mário Parreiras de Faria (Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais)

 

Clique aqui para fazer sua inscrição no Seminário.


24/06/2020


10h - Acesso dos participantes e abertura do evento


10h10 - Aspectos Técnicos e Criminais da Lei nº 22805/2017 e do Decreto nº 47.629/2019 no Contexto das Emergências Ambientais

Palestrante: Rodrigo Henrique Alves (Polícia Civil de Minas Gerais)


10h35 - Programa de Gerenciamento de Riscos para a BR-381 no trecho em duplicação no Estado de Minas Gerais

Palestrante: Bertoldo Silva Costa (MPB Engenharia Ltda)


11h00 - A gestão e a redução dos riscos de acidentes ambientais em situação de pandemia: boas práticas adotadas pelas transportadoras

Palestrantes: Sérgio Sukadolnick (Grupo Cesari) e Antônio Augusto Andrade Lodi (Transportadora Andrade Ltda)


11h30 – Debate

Mediadora: Juliana de Oliveira Soares (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais e Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais).

 

Clique aqui para fazer sua inscrção no Seminário.


Simon Nascimento
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades