Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam e Agência RMBH capacitam municípios sobre Plano Diretor e clima

PDFImprimirE-mail

Foto: Feam/ Divulgação

reuniao armbh e feam interna

Durante uma das palestras, Larissa Oliveira apresentou conceitos e exemplos práticos ligados às mudanças climáticas

Teve início nesta quarta-feira (2/9) o primeiro workshop realizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), com o intuito de apoiar tecnicamente os municípios com relação às mudanças climáticas. Na próxima quarta-feira (9/9), a agenda se repete com o segundo e último dia de workshop. Os eventos ocorrem virtualmente e têm a participação de membros dos Grupos de Acompanhamento da Revisão dos Planos Diretores de Raposos, Itaguara, Florestal e Taquaraçu de Minas, para os quais a Agência RMBH presta apoio técnico.

Durante o primeiro dia de capacitação, os representantes dos municípios assistiram a três palestras. A primeira foi conduzida pelo coordenador técnico da Revisão dos Planos Diretores da Diretoria de Planejamento Metropolitano, Leopoldo Curi. Ele falou sobre a temática ambiental no planejamento urbano a partir de uma abordagem histórica e conceitual.

Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Larissa Oliveira, fez uma apresentação teórica desmistificando as mudanças climáticas, explicando seus conceitos técnicos e evidências, bem como seus efeitos e os impactos que já são sentidos nas cidades mineiras. Larissa ainda conduziu uma segunda palestra, que propôs aos municípios uma reflexão sobre o futuro das cidades com uma abordagem dos impactos em todos os setores e das soluções por meio de ações de adaptação e mitigação.  

“Inserir a dinâmica climática no planejamento do Plano Diretor é essencial para que os municípios preparem suas cidades e as tornem mais resilientes. O Plano Diretor como um instrumento de planejamento deve garantir um desenvolvimento urbano sustentável diante do clima atual e futuro”, destacou Larissa. Ela ainda explicou que na próxima semana, o workshop terá um viés mais prático. Na ocasião, a Feam vai apresentar a plataforma Clima Gerais e a ferramenta Clima na Prática, ambos os produtos desenvolvidos para governos locais.

As ferramentas, na avaliação da coordenadora, “podem auxiliar os municípios a pensar no que pode ser feito em termos de adaptação das cidades às mudanças climáticas e ajudar a inserir estratégias dentro do Plano Diretor”, frisou Oliveira. Ela ainda avaliou positivamente a parceria com a Agência RMBH e o workshop com os municípios. “Esse trabalho com os agentes municipais é essencial, pois os impactos relacionados aos eventos extremos são locais e os municípios são os mais afetados”, completou Larissa Oilveira.

O coordenador técnico da Revisão dos Planos Diretores pela diretoria de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, Leopoldo Curi, também ressaltou a importância da parceria entre os dois órgãos, que pode auxiliar na construção de ações e políticas em âmbito municipal. “A ferramenta Clima na Prática, por exemplo, será utilizada para auxiliar o desenvolvimento de novas ações, políticas públicas e atividades direcionadas ao combate às mudanças climáticas e na redução da vulnerabilidade territorial, incorporando valor à elaboração de diretrizes dos planos diretores”.

Representando o presidente Renato Brandão, a chefe de gabinete da Feam, Letícia Capistrano, citou que a ferramenta Clima na Prática é resultado de uma parceria entre a Fundação e a Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement - AFD). “É uma ferramenta simples, mas funcional, principalmente no planejamento urbano sob a temática das mudanças climáticas, tendo sido apresentada como um case de sucesso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-25)”, ressaltou.

 Workshop

Os dois workshops desenvolvidos pela Feam e Agência ARMBH têm o objetivo de auxiliar e direcionar o desenvolvimento de novas ações, políticas públicas e planos de combate às mudanças climáticas e redução da vulnerabilidade territorial, agregando valor à elaboração de diretrizes que irão compor o Plano Diretor municipal.  Marcada para o dia 9 de setembro, a segunda capacitação também ocorrerá virtualmente com a seguinte programação:

 

- Temática Ambiental no Planejamento Urbano – Parte 1 – A – Planejamento Urbano e Ambiental Abordagem conceitual e exemplos práticos – Contexto dos Planos Diretores X Contexto Metropolitano – ARMBH – de 09h20 às 10h10

- Apresentação da plataforma Clima Gerais e da ferramenta Clima na Prática – FEAM – de 10h10 às 11h00

- Discussão geral: Como o Plano Diretor pode ajudar as cidades a enfrentar os desafios causados pelas mudanças climáticas – Todos os presentes de 11h às 12h.

 

Simon Nascimento

Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades