Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Compensação espeleológica é tema da 6ª edição do Sisema ComCiência

PDFImprimirE-mail

 

SisemaComciência 6ªEdição Dentro

 

Em mais uma edição do Programa Sisema ComCiência, projeto mensal de divulgação de trabalhos científicos relevantes para o meio ambiente em Minas Gerais, o tema debatido será a Compensação Espeleológica: soluções otimizadas para a aplicação dos seus recursos em Minas Gerais. O evento virtual será nesta sexta-feira (14/5), às 15h, no canal do Youtube do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), no endereço @MeioAmbienteMinasGerais.

 

Nesta edição, Daniele Bilate Cury Puida, analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) irá apresentar parte de sua pesquisa de mestrado. Na dissertação, ela trabalhou no desenvolvimento de uma extensa base de dados com informações de mais de 3.000 cavernas no Estado e no uso de métodos estruturados para a tomada de decisão, como abordagem orientadora para a destinação dos investimentos na compensação.

 

A partir das análises executadas, foi elaborado um portfólio de ações estratégicas para a conservação das cavernas na região Central do Estado, fornecendo aos gestores e tomadores de decisão subsídios técnicos que permitam nortear a execução dos recursos financeiros da compensação espeleológica.

 

Daniele Puida é bióloga, mestre em ecologia, conservação e manejo da vida silvestre pela UFMG e mestre em planejamento e gestão da biodiversidade pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de paisagens, modelos de dinâmica populacional e de priorização espacial voltados ao planejamento para a conservação. Por cinco anos atuou diretamente na análise de processos de licenciamento ambiental com interferências sobre o patrimônio espeleológico, o que motivou a realização desta pesquisa.

 

O evento virtual terá como mediador o analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Alexandre Magrinelli, e será aberto às perguntas, via chat do youtube da Semad, ao final da apresentação da gestora ambiental Daniele Bilate Cury Puida.

 

Projeto

O Sisema ComCiência é um projeto do Sisema, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e teve início em novembro de 2020. Tem como objetivo a divulgação de trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente no estado. É realizado uma vez por mês, com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental de Minas.

Serviço:

Sisema ComCiência – 6º edição
Data: 14 de Maio de 2021
Horário: 15h
Local: Canal do Youtube Meio Ambiente Minas Gerais - https://www.youtube.com/MeioAmbienteMinasGerais

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades