Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Sisema ComCiência aborda os cenários de transição energética para Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

Foto: Sisema/Divulgação

energia eólica dentro

A energia eólica é uma forma de energia limpa e renovável, ou seja não ocorre emissão de poluentes
 

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) trouxe para discussão na tarde dessa quinta-feira (19/8), na 9ª edição do programa “Sisema ComCiência, a dissertação de mestrado: “O papel das energias renováveis no processo de transição energética do estado de Minas Gerais: modelagem de sistemas energéticos para o horizonte 2030 – 2050”, apresentado pela própria autora, a engenheira de Energia e analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Morjana Moreira dos Anjos. O programa foi transmitido pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais, no youtube, e pode ser acessado neste link.

 

O estudo propôs uma modelagem do sistema energético de Minas Gerais no médio e longo prazo, para subsidiar uma transição energética com vistas à expansão das energias renováveis e promoção da eficiência energética a nível estadual e municipal, bem como o combate às mudanças climáticas.

 

Durante sua apresentação, a analista abordou o panorama recente e fez uma contextualização inicial bem definida para o entendimento da transição energética, não só no Brasil, mas também no âmbito local.  Falou sobre o perfil energético do Brasil e de Minas Gerais; dos cenários de promoção energética para o Estado; os principais acordos internacionais e os instrumentos disponíveis para fomentar a transição energética em Minas Gerais.

 

“Se queremos, de fato, construir um futuro sustentável, com acesso seguro à energia para todos, a transição energética é o único caminho, não só para Minas Gerais, mas para o mundo todo”, disse Morjana Moreira.

 

Segundo a analista, o objetivo dessa transição é alcançar em Minas Gerais, até 2030, uma matriz energética, predominantemente baseada em energias renováveis, e ainda reunir mais esforços para que, em 2050, o Estado tenha uma matriz energética net zero, ou seja, emissões líquidas zero. “Só assim será possível entrar na rota de redução das emissões do setor de energia, o que mais polui no mundo, e contribuir para que as consequências catastróficas oriundas da mudança do clima sejam evitadas”, observou.

 

Conforme o exposto na apresentação, entre os principais motivos para que se realize uma transição energética estão o combate às mudanças climáticas; a independência energética; a promoção de inovações tecnológicas e da economia verde; segurança energética; fortalecimento de economias locais e da economia verde; redução e eliminação de riscos de fontes altamente impactantes ao meio ambiente.

 

A transmissão contou com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo; do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, e do analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Alexandre Magrinelli, que conduziu a palestra.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, fez abertura do evento, e ressaltou a importância do tema, na perspectiva de uma retomada importante das políticas públicas na área de mudanças climáticas no Estado. Ela lembrou ainda que, recentemente, o governador Romeu Zema assinou um compromisso público, por meio da adesão da Campanha Race to Zero, garantindo neutralidade até 2050. “Somos o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha”, disse.

 

Campanha Race to Zero

 

O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau.

 

A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes. Desta maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável. Atualmente, cerca de 30 diferentes regiões no mundo participam da campanha.

 

Sisema ComCiência

 

O Sisema ComCiência é um projeto do Sisema apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o objetivo de divulgar trabalhos científicos relevantes para o meio ambiente no Estado. Durante a apresentação, os internautas têm oportunidade de esclarecer dúvidas.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades