Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Governo de Minas lança projeto para Plano Estadual de Ação Climática

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação/Zoom

EventoFeam2 Dentro 

O evento contou com as apresentações dos setores envolvidos, como forma de explicar à sociedade o que tem sido considerado para a elaboração do documento

 

Para alcançar a meta de reduzir a emissão líquida de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2050, conforme acordado com o Reino Unido em 2021, o Governo de Minas deu início ao desenvolvimento do Plano Estadual de Ação Climática. Nesta sexta-feira, (25/03), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) lançou, em evento online, o projeto para o plano, cuja elaboração prioriza o processo participativo envolvendo o olhar de diversos segmentos da sociedade.

 

A previsão é de que, ainda em novembro deste ano, o Plano Estadual de Ação Climática esteja pronto. O documento permitirá que Minas alcance o cenário de neutralidade de carbono nos próximos anos, além de reduzir os riscos dos efeitos das mudanças climáticas para as pessoas, sistemas naturais e infraestrutura, tornando o Estado mais seguro para viver e empreender. Ele apresentará as diretrizes, metas, ações e indicadores para redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima em Minas.

 

O documento será construído em parceria com a CDP –  organização internacional que mede o impacto ambiental de empresas e governos em todo o mundo com o intuito de construir e acelerar ações ambientais colaborativas–; a rede global de governos locais e regionais ICLEI e as instituições COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com o plano, o Governo de Minas dará mais um passo em direção à meta de descarbonização no estado até 2050

 

Pioneirismo mineiro

 

Durante a abertura do evento, o compromisso do Governo de Minas em neutralizar emissões de GEE até 2050 foi ovacionado por autoridades presentes e considerado um avanço para o Estado de Minas Gerais e para o Brasil.  

 

O presidente da Feam, Renato Brandão, reconheceu que os desafios são grandes e, por isso, a participação coletiva na construção do plano é fundamental para a sua efetividade. “Este trabalho está sendo feito a várias mãos em Minas Gerais, tornando o projeto participativo para diversos setores da sociedade. Desde o início, quando o Governo de Minas assumiu esse compromisso, contamos com parceria da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), importantíssimas para termos uma modelagem mais próxima da realidade do estado e podermos trazer soluções práticas e efetivas para a neutralidade das emissões de Gases de Efeito Estufa até 2050”, afirmou o presidente da Feam, Renato Brandão.

 

Além do presidente da Feam, participaram da abertura do evento o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown; o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e a diretora do CDP, Rebeca Lima. Lucas Brown destacou que Minas Gerais se tornou o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir ao Race to Zero, uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

 

“A delegação mineira foi destaque da COP26, em 2021, entre os governos subnacionais da América Latina. São muitas etapas pela frente, e a contínua colaboração do Governo em motivar a indústria, a academia e a sociedade civil nessa missão torna Minas Gerais não só atraente para novos investimentos, mas também para as novas tecnologias”, comentou o cônsul.

 

 O Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou que Minas Gerais é o único Estado brasileiro a aderir ao Race to Zero até o momento, e foi o primeiro da América Latina e do Caribe a se comprometer com a campanha global. “Para o ICLEI, é muito significativo fazer parte desta aliança com o CDP e o Governo Britânico para a atualização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e desenvolvimento do Plano de Ação Climática. Minas Gerais, que teve o maior número de municípios em estado de calamidade pública, em 2022, devido a eventos extremos, está comprometido em qualificar e acelerar a agenda climática e para nós é uma honra participar deste processo. ”


Benefícios ambientais, sociais e econômicos

 

O evento contou com as apresentações dos setores envolvidos na construção do projeto, como forma de explicar à sociedade o que tem sido considerado para a elaboração do documento.  O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Alessandro Campos, fez a palestra “Lançamento do Projeto: instrumentos políticos e compromissos climáticos no âmbito estadual”.

 

Alessandro relembrou o histórico de Minas Gerais na implantação de políticas públicas para as mudanças climáticas e destacou que as respostas e soluções trazidas com o plano criam oportunidades e benefícios ambientais e econômicos. “O processo vai além de descarbonizar, traz mais qualidade ambiental, investimentos para Minas, emprego e renda”, pontuou.

 

Além de Alessandro, palestrantes da ICLEI enriqueceram o debate com palestras contextualizando as mudanças climáticas e também explicando o cronograma do projeto. Assista na íntegra o lançamento do projeto pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais, no Youtube.  

 

Luciane Evans
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades