Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam abre consulta pública sobre estudos para empreendimentos hidrelétricos nas bacias do Paraúna e Suaçuí Grande

PDFImprimirE-mail

 

 

Crédito: Acervo Hy Brazil, 2019

BACIA GRANDE

O prazo para as contribuições é até 12 de junho, e as informações e estudos estão disponibilizados no site da Feam

 

 

Estão abertas, a partir desta quinta-feira (12/05),  as consultas públicas para os estudos de Avaliação Ambiental Integrada (AAI) de empreendimentos hidrelétricos nas bacias hidrográficas Paraúna e do Suaçuí Grande. O prazo para as contribuições é até 12 de junho, e as informações e estudos estão disponibilizados no site da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) para que a sociedade possa, por formulário on-line, apresentar comentários, dúvidas e sugestões.

Clique aqui para ter acesso ao formulário  da bacia do Paraúna

Clique aqui para ter acesso ao fomulário  da bacia do Suaçuí Grande 



A AAI é uma ferramenta de planejamento ambiental que permite a identificação, previsão da magnitude e avaliação da significância dos impactos dos conjuntos de empreendimentos hidrelétricos em bacias hidrográficas. Foi regulamentada em 2012, sendo base regulatória do licenciamento ambiental para todos os empreendimentos com pretensão de implementação em bacias consideradas prioritárias.

 

Sendo assim, para que o empreendedor obtenha a licença ambiental em bacias prioritárias é necessária a apresentação de estudos de AAI analisados por um Comitê Gestor da AAI Hidrelétricas (CG AAI Hidrelétricas), composto por servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

No caso das bacias Paraúna, afluente do Rio das Velhas, e a do Suaçuí Grande, afluente do Rio Doce, os respectivos empreendedores, por equipe interdisciplinar independente, já formalizaram parte dos estudos exigidos, analisados pelo Comitê Gestor e, agora, submetidos à consulta pública.

RELATÓRIO FINAL

“Nas consultas públicas serão colhidas as manifestações da sociedade que subsidiarão a elaboração do Relatório Final das AAIs, com a compilação dos impactos ambientais e a proposição de recomendações que irão apoiar o processo de licenciamento ambiental e a proposição de ações e estratégias para a sustentabilidade ambiental destas bacias. Uma vez aprovada a AAI pelo Comitê Gestor, o órgão responsável pela regularização ambiental dos empreendimentos hidrelétricos englobados no escopo do estudo poderá considerar seus resultados para as devidas análises”, explica Cássio Fernandes de Araújo, gestor Ambiental da Gerência de Avaliação Ambiental e Desenvolvimento Territorial da Feam.

O Presidente da Feam, Renato Brandão reforça que o processo de consulta pública visa contemplar, para o processo dos estudos de AAI de empreendimentos hidrelétricos, as considerações e percepções da sociedade, o que contribuirá para a construção do relatório final e apoiar a tomada de decisão do Comitê Gestor da AAI.

Mais informações sobre a AAI de empreendimentos hidrelétricos podem ser obtidas aqui

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades