Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Poluentes do Ar

PDFImprimirE-mail

Material Particulado

Não constituem uma espécie química definida, mas um conjunto de partículas no estado sólido ou líquido com diâmetro aerodinâmico menor que 100 micra. Ficam suspensos no ar na forma de poeira, neblina, fumaça, aerossol etc. Para se determinar a concentração de material particulado no ar, foram escolhidos como parâmetros:

  • Partículas Totais em Suspensão (PTS): com diâmetro menor que 100 micra.

Efeitos à saúde e ao meio ambiente: efeitos significativos em pessoas com doença pulmonar, asma e bronquite. Provoca danos à vegetação, deterioração da visibilidade e contaminação do solo.

  • Partículas Inaláveis (PM-10): com diâmetro menor que 10 micra.

Efeitos à saúde e ao meio ambiente: mortes prematuras. Provoca danos à vegetação, deterioração da visibilidade e contaminação do solo.


Dióxido de Enxofre (SO2)

É um gás incolor com forte odor, semelhante ao gás produzido na queima de palito de fósforo.

Efeitos à saúde e ao meio ambiente: muito solúvel, o SO2 é absorvido durante sua passagem pelas vias respiratórias, produzindo irritação, desconforto na respiração, agravamento das doenças respiratórias e cardiovasculares. Pode levar à formação de chuva ácida, causar corrosão aos materiais e danos à vegetação.


Monóxido de Carbono (CO)

É um gás incolor, inodoro e insípido. É produzido pela queima incompleta do carbono presente nos combustíveis. Os veículos automotores são as maiores fontes de emissão de CO.

Efeitos à saúde e ao meio ambiente: dependendo da quantidade combinada com a hemoglobina, provoca dores de cabeça, desconforto, cansaço, palpitações, vertigem e diminuição dos reflexos. Em ambiente fechado, pode levar à morte.


Óxidos de Nitrogênio (NOx)

São formados nas reações do nitrogênio contido no ar com o oxigênio, originando principalmente o NO e o NO2. O NO2 é um gás marrom avermelhado com forte odor e muito irritante. Pode levar à formação de ácido nítrico, nitratos e compostos orgânicos tóxicos.

Efeitos à saúde e ao meio ambiente: aumento da sensibilidade à asma e à bronquite, diminuindo a resistência às infecções respiratórias. Em contato com a água, pode formar ácido nítrico, componente da chuva ácida.


Hidrocarbonetos (HC)

São gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e outros produtos voláteis.

Efeitos à saúde e ao meio ambiente: diversos hidrocarbonetos, como o benzeno, são cancerígenos e mutagênicos. São irritante dos olhos, nariz, pele e trato respiratório superior.


Ozônio (O3)

É um gás incolor, inodoro nas concentrações ambientais e o principal componente da névoa fotoquímica. É produzido fotoquimicamente pela radiação solar sobre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis.

Efeitos à saúde e ao meio ambiente: irritação nos olhos, redução da capacidade pulmonar e agravamento de doenças respiratórias (asma).

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades