Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria

PDFImprimirE-mail

Apresentação

O Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria foi criado com o objetivo de incentivar e divulgar o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a ecoeficência dos processos, e que induza a produção de bens e serviços com uso menos intensivo de recursos naturais, e, bem assim, com menor degradação ambiental, sem desperdício e melhor controle da poluição.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação Estadual do Meio Ambiente e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que busca destacar projetos de Produção mais Limpa e Produção Sustentável desenvolvidos pelas indústrias em Minas Gerais, promovendo um ambiente para divulgação de iniciativas e troca de experiências empresariais.

Exemplos de boas práticas ambientais são aquelas relacionadas a boas práticas produtivas e gerenciais que resultem em redução no consumo de água, energia, matérias primas e insumos, ou que resultem na eliminação ou redução de efluentes e resíduos com potencial impacto ambiental, dentre outras.

Os casos práticos, muitas vezes, demonstram que, além de minimizar a exposição das atividades econômicas a passivos ambientais, ações e projetos voltados à gestão ambiental permitem aprimorar a produtividade e podem gerar benefícios econômicos reais.

Quem pode participar

Podem ser cadastradas todas as iniciativas desenvolvidas em qualquer tipologia de atividade econômica (sujeita ou não aos procedimentos do licenciamento ambiental) desenvolvida no estado de Minas Gerais.

As empresas interessadas na inscrição de suas iniciativas no banco, devem estar regularizadas junto aos órgãos ambientais - caso se encontrem sujeitas a esse procedimento para a sua instalação e operação.

Porque participar

Além do reconhecimento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e da Fundação Estadual do Meio Ambiente,  promovendo as iniciativas empresariais de destaque,  possibilitará o intercâmbio de informações e aumento do conhecimento técnico das indústrias.

Como participar

· A iniciativa deve ser descrita no formulário padrão (clique aqui para fazer download do formulário), contendo todas as informações necessárias ao seu pleno entendimento, e enviada para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

· O(s) formulário(s) deve(m) ser acompanhado(s) de documento que autoriza a publicação da(s) iniciativa(s), com assinatura do representante legal da empresa. Clique aqui para fazer download do termo

· A inclusão no banco somente será feita após a análise das informações pelas equipes da FEAM e FIEMG. Adicionalmente, poderá ser realizada uma visita técnica para melhor compreensão das práticas adotadas pelas empresas.

· Poderão ser submetidas várias iniciativas por uma mesma empresa, devendo ser preenchido um formulário para cada iniciativa.

· Informações adicionais podem ser obtidas na FEAM (Gerência de Produção Sustentável – Tel.: 31-3915-1465) ou FIEMG (Gerência de Meio Ambiente – Tel.: 31 - 3263-4504).

 

 

Boas práticas validadas:

 

Reaproveitamento de Rejeitos na Mineração: Projeto Areia Industrial – MINERITA - MINÉRIOS ITAÚNA LTDA(.pdf 973.66 KB)

 

Reaproveitamento de Resíduo Torta de ETE - CECRISA REVESTIMENTOS CERÂMICOS S/A (.pdf 450 KB)

 

Projeto Reutilização da Água, Economia de Energia e Recuperação de Finos - REVEST COMERCIAL QUARTIZITE LTDA (.pdf 956 KB)

 

Reuso de Água no Processo Industrial: Setor de Laticínios - ITAMBÉ ALIMENTOS S/A (.pdf 553 KB)

 

Reutilização de resíduo sólido para fabricação de blocos para construção civil - SAMAMBAIA SERRARIA DE GRANITOS LTDA (.pdf 369 KB)

 

Reutilização de Água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar Através de Torres de Resfriamento USINA AÇUCAREIRA PASSOS S/A – USINA ITAIQUARA (.pdf 396 KB)

 

Disposição de rejeitos em cavas exauridas utilizando o método de empilhamento drenado - ARCELOR MITTAL MINERAÇÃO SERRA AZUL. (.pdf 497 KB)

 

Aproveitamento de correias transportadoras descartadas pelo tempo de uso em sistemas de drenagem pluvial  – ARCELORMITTAL MINERAÇÃO SERRA AZUL E MINA DO ANDRADE  (.pdf 344 KB)

 

Destinação de Resíduos Gerados no Processo Industrial para Prefeituras que Desenvolvam Iniciativas Socioambientais – Programa Caminhos do Vale - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - USIMINAS S.A(.pdf 675 Kb)

 

boas-praticas061115   faixa branca boas-praticas-am-setoriais2
 

 

 

sistema_fiemg2

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades