Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Fatores de emissão de poluentes atmosféricos de origem veicular

PDFImprimirE-mail

O fator de emissão veicular (FE) é o indicativo básico de emissão e prevê a quantidade de poluente emitido por distância percorrida ou quantidade de combustível utilizado. São geralmente obtidos por categorias de veículos. 

Foram determinados os fatores médios de emissão de poluentes atmosféricos de origem veicular (FE) para os onze municípios do Estado de Minas Gerais com maior frota: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros, Betim, Ipatinga, Divinópolis, Governador Valadares e Sete Lagoas.

A emissão de poluentes por veículos automotores é a principal responsável pela degradação da qualidade do ar nos centros urbanos e para avaliar o estado atual e futuro das emissões e a possibilidade de aplicação de diferentes políticas para redução destas emissões, mediante Inventários de Emissão Veicular, é necessário conhecer os fatores médios de emissão (FE). Neste contexto, a definição de fatores de emissão condizentes com a realidade de cada município (fatores médios de emissão referentes aos veículos licenciados em cada município) é fundamental para a elaboração de inventários consistentes.

Para ter acesso aos fatores de emissão de poluentes atmosféricos de origem veicular, clique no município desejado:

 

Belo Horizonte

 

Uberlândia

 

Contagem

 

Juiz de Fora

 

Uberaba

 

Montes Claros

 

Betim

 

Ipatinga

 

Divinópolis

 

Governador Valadares

 

Sete Lagoas

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades