Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Plano de Controle de Poluição Veicular

PDFImprimirE-mail


Com o objetivo de contribuir para redução da poluição veicular, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) criou o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, considerando tanto os automóveis (Proconve) quanto as motocicletas (Promot), e estabeleceu critérios para que os Estados elaborassem o Plano de Controle da Poluição Veicular (PCPV), que deve ser revisto a cada três anos conforme estabelecido pela Resolução nº 418 de 2009.
 
Segundo a Resolução nº 418 de 2009, o PCPV deverá conter informações referentes ao comprometimento da qualidade do ar nas regiões abrangidas pelo mesmo e à contribuição relativa de fontes móveis para tal comprometimento. Entretanto, essa Resolução faculta aos municípios com frota inferior a três milhões de veículos a elaboração de seus próprios PCPVs, que deverá estar em consonância com o PCPV estadual.
 
Em atendimento à Resolução CONAMA nº 418 de 2009, o PCPV estadual tem como meta identificar inicialmente o grau da poluição gerada pelo tráfego atual nas áreas urbanas, de forma a permitir a avaliação da efetividade das regras de gestão e controle da emissão de poluentes e de planejamento adequado da mobilidade urbana elaborado por cada município.

 

 

• Clique aqui para ter acesso aos Fatores de Emissão de Poluentes Atmosféricos de Origem Veicular (NOVO)

 

• Clique aqui para ter acesso à Metodologia para Estimativa dos Impactos Ambientais Associdos ao Tráfego Veicular Urbano


Clique aqui para ter acesso ao Plano de Controle de Poluição Veicular de Minas Gerais - PCPV/MG 2014-2017


•  Clique aqui para ter acesso ao Plano de Controle de Poluição Veicular de Minas Gerais - PCPV/MG 2010

 

Clique aqui para ter acesso ao Plano de Controle da Poluição por Veículos em Uso em Minas Gerais - PCPV/MG 2001s - PCPV/MG 2001

 

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades