Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Conferência Internacional debate Transição Energética em Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas (GMUC), e a Embaixada da França promovem nos dias 21 e 22 de novembro, na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), a Primeira Conferência Internacional de Transição Energética de Minas Gerais. O evento conta ainda com o patrocínio da Organização Não Governamental Internacional WWF e o Institut Français.

O objetivo é apresentar as políticas regionais para a transição da matriz energética do Estado, conhecer as ações que vem sendo adotadas em outras partes do mundo e compartilhar experiências, bem como discutir o andamento das próximas etapas da transição com os parceiros internacionais. O evento também será uma oportunidade para iniciar um diálogo sobre transição energética territorial entre formuladores de políticas públicas regionais, financiadores, academia e a sociedade civil.

 

Promover a transição energética é umas das diretrizes do Plano de Energia e Mudanças Climáticas (PEMC) de Minas Gerais, que foi lançado em 2015 e apresentado, no mesmo ano, no evento “Transição e Resiliência Territorial”, realizado na Conferência de Paris (COP21).

 

Em setembro de 2016, o Plano também foi apresentado durante a “Conferência Climate Chance” realizada em Nantes, na França, nas seções de Governança e Mudanças Climáticas na América Latina e de Profusão de Metodologias para Energia-Clima, como um caso de sucesso.

 

Segundo a analista ambiental da Feam, Morjana Moreira dos Anjos, a troca de informações contribuirá para ajudar a desenvolver as políticas, ferramentas e projetos colaborativos com vistas à aplicação do Acordo de Paris e suas implicações para os governos subnacionais. “A conferência contará com uma série de painéis interativos que abordarão políticas eficazes e inovadoras capazes de catalisar a transição energética, especialmente as focadas na expansão das energias renováveis, eficiência energética e segurança energética”, conclui.

 

Ainda de acordo com a analista ambiental, como o setor de energia é um dos que mais contribui para a emissão de gases de efeito estufa, e consequentemente promove o aquecimento global, é fundamental discutir a transição como uma das ferramentas de combate às mudanças climáticas. “O evento visa trazer para Minas Gerias experiências internacionais exitosas, principalmente a francesa, para que estas possam nos ajudar a discutir e construir nosso processo de transição, com enfoque, sobretudo, nas políticas públicas”, explicou.

 

Clique aqui para ter acesso à programação.

 

PEMC

 

O Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais, criado em 2015, é uma ferramenta de planejamento e gestão transversal que abrange todos os setores socioeconômicos que tenham impacto sobre as emissões de gases de efeito estufa e/ou que sofram os efeitos das mudanças climáticas. O Plano foi construído por meio de uma cooperação desenvolvida desde 2009, entre o Estado de Minas Gerais e a região de Nord-Pas de Calais, na França.

 

Trata-se de um instrumento de política pública, construído por meio de um processo participativo, cujo objetivo principal é traçar diretrizes e ações para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas no território mineiro, visando assegurar a transição para uma economia de baixo carbono e um desenvolvimento sustentável no Estado.

 

O PEMC é o pontapé para que Minas reduza a vulnerabilidade às mudanças climáticas e articule as diferentes iniciativas já desenvolvidas, dentro de uma estratégia territorial integrada. As ações previstas no plano (nas áreas de Energia, Agricultura, Florestas, Usos do Solo, Transportes, Indústria e Resíduos) objetivam uma redução de cerca de 25% das emissões dos gases de efeito estufa no Estado até 2030.

 

O Plano foi pensado de maneira regionalizada, com ações específicas para lidar com as diferentes especificidades e níveis de sensibilidade, exposição e capacidade de adaptação aos impactos climáticos. Todas as informações sobre o PEMC podem ser obtidas nesse link:http://pemc.meioambiente.mg.gov.br

 

Serviço:

Primeira Conferência Internacional de Transição Energética de Minas Gerais

Data: 21 e 22 de novembro

Horário: das 8h30 às 18h

Local: Cidade Administrativa de Minas Gerais, Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde – Plenário 9º Andar – Prédio Minas

Valor: Gratuito

Inscrições:http://migre.me/vvLxl

 

Janice Drumond
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades