Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Implantação do Ambientação em prédios públicos foi tema em Congresso da AMM

PDFImprimirE-mail

O Programa Ambientação, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), também marcou presença no 34º Congresso Mineiro de Municípios, realizado entre os dias 9 e 11 deste mês, no Expominas. A coordenadora do Programa, Mirian Dias, fez uma apresentação explicando sobre o funcionamento do Ambientação no âmbito estadual.

A coordenadora iniciou sua explanação falando que o grande desafio do Programa agora é replicá-lo nos municípios do interior do Estado. “A Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), onde o projeto já funciona desde sua fundação, tem cerca de 17 mil funcionários, e somente 20% dos municípios mineiros possui uma população maior que essa. A partir dessa experiência, acreditamos que é possível reproduzi-la também nos prédios públicos do interior do Estado”, pontuou.

Segundo Mirian Dias, o programa tem como principal objetivo conscientizar os servidores para a responsabilidade quanto ao uso correto dos bens e serviços da administração pública e dos recursos naturais. “Mas a partir dessa conscientização inicial, pretendemos sensibilizar os servidores para a importância do consumo consciente, da redução dos desperdícios e do reaproveitamento de materiais, também dentro das ações de seu dia a dia e de sua família”, afirma.

Crédito: Janice Drumond

Ambientação1 AMM
Mirian Dias explicou aos representantes dos municípios os objetivos do Programa Ambientação

A gestora explicou também como os municípios devem fazer apara aderir ao programa. “Para ter o Ambientação implantado na sua instituição é necessário assinar o Termo de Adesão ao Programa, documento que estabelece a parceria entre a instituição interessada e a Feam. Após a assinatura do termo, os interessados devem agendar uma reunião com a Comissão Gestora do Programa para esclarecimento de dúvidas”, acrescentou.

Para medir a eficácia do programa, foram estabelecidos cinco indicadores de monitoramento do consumo, são eles: consumo de água, energia elétrica, copos descartáveis, papel A4 e a qualidade da coleta seletiva. “Os dados coletados pelas instituições são registrados no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga), ferramenta desenvolvida com o objetivo de permitir o acompanhamento do desempenho das instituições participantes e gerar relatórios dos resultados”, explicou a gestora.

Dias finalizou sua apresentação enfatizando a necessidade de refletirmos sobre nossas ações do dia a adia. “Precisamos pensar na redução e diminuir ao máximo o consumo. O programa não vem para atrapalhar a vida de ninguém, pelo contrário, ele vem para ajudar a organizar a instituição e para que se possa descobrir onde está o desperdício. Ao longo desses mais de 10 anos do programa, vimos que todos nós desperdiçamos diariamente insumos, bem naturais renováveis e não renováveis todos os dias, e na maioria das vezes não estamos atentos a isso. O programa funciona enquanto ação individual para trabalhar o coletivo”, concluiu.

O Programa

O Ambientação é um programa de comunicação e educação socioambiental, criado em 2003, que visa promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano dos funcionários públicos em Minas Gerais.

Para o desenvolvimento de campanhas de sensibilização e mobilização para as linhas de ação, o programa conta ainda com o mascote Bileco e identidade visual. O principal objetivo do programa é promover a mudança de hábitos e atitudes dos servidores públicos estaduais, por meio da promoção do consumo consciente para a redução do consumo de água, energia, papel e plástico, além da coleta seletiva. Essas ações combatem o desperdício e contribuem para a economia dos recursos naturais e financeiros.

Além disso, sua vertente social é expressa na mobilização e doação de materiais recicláveis para as associações e cooperativas de catadores, contribuindo para o aumento de renda e resgate da cidadania desses importantes agentes ambientais, ainda em grande vulnerabilidade social em nosso país.

O Ambientação incentiva a apropriação do conceito dos “5 Rs” - Repensar, Recusar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar - por meio das linhas de ação “Consumo Consciente” e “gestão de Resíduos”.

Atualmente existem 94 instituições com o programa implantado em 50 prédios públicos, contemplando aproximadamente 30 mil servidores.

Em 2016, somente na Camg, foram recolhidas 172,23 toneladas de resíduos sólidos recicláveis, que foram encaminhados para três associações de catadores de materiais recicláveis do Estado. Cerca de 370 kg de pilhas foram enviadas para empresas de reciclagem no estado de São Paulo e 85 litros de óleo de cozinha usado foram recolhidos e encaminhados para a reciclagem.

 

Premiações

Ao longo desses anos, o programa foi reconhecido pela sua atuação e agraciado com as seguintes premiações:
- Prêmio Excelência em Gestão Pública (2005)
- Prêmio Ambiental Ponto Terra Minas (2006)
- Prêmio Ford de Conservação Ambiental (2006)
- Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza (2011)

Janice Drumond
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades