Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Coleta Seletiva é tema no Seminário de Meio Ambiente durante Congresso da AMM

PDFImprimirE-mail

Foi realizada na tarde da última quinta-feira (11/05), no 34º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, dentro da programação do Seminário de Meio Ambiente, a palestra sobre Implantação de Coleta Seletiva, “Como diminuir os custos da gestão de resíduos no Município”. O tema foi apresentado pela diretora do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CRMM), Jacqueline Rutkowski, órgão parceiro da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Aproximadamente 600 pessoas participaram do evento, em dois dias e meio de Seminário. Entre os participantes estiveram secretários de meio ambiente de diversos municípios, ambientalistas e interessados no assunto.

De acordo com Jacqueline, o mais importante na discussão desse tema são as mudanças que ele provoca nos municípios, com relação à gestão dos resíduos. “Um espaço de diálogo privilegiado, uma vez que há participação de vários municípios” afirmou.

De acordo com a apresentação, a gestão de resíduos prevê a redução na geração, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

A diretora do CMRR ressaltou, também, o importante papel desempenhado pelos catadores de material reciclável no processo de separação e destinação do material às associações e cooperativas dos catadores. “Além do importante papel na economia, os catadores de materiais recicláveis se configuram como agentes de transformação ambiental e sua ação minimiza o quantitativo de lixo a ser coletado e destinado pelos municípios, ampliando a vida útil dos aterros sanitários”, ressaltou. “Esses trabalhadores são, ao mesmo tempo, geradores de bens e de serviços e impulsionadores do setor econômico da reciclagem”, concluiu.

Uma das abordagens da palestra foi repensar novas perspectivas na maneira de consumir e novas formas de se relacionar com matéria-prima e resíduos, trazendo a economia circular para a pauta do cotidiano das pessoas. Um conceito baseado na inteligência da natureza, indo em contrapartida ao processo produtivo linear, a partir do processo circular, onde os resíduos são insumos para produção de novos produtos. “Trata-se de uma mudança em toda a maneira de consumir, do design dos produtos até a nossa relação com as matérias-primas e com os resíduos”, frisou.

Jacqueline Rutkowski explicou que economia circular é, em oposição à economia linear, um conceito também chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.

Segundo Cirlene Dias, coordenadora de resíduos da Secretaria de Meio Ambienta do município de Ouro Branco, a importância desse tipo de evento se deve à integração e conexão entre os municípios, e principalmente, contribui para a troca de conhecimentos e para o aperfeiçoamento da coleta seletiva nos municípios. “A implantação da coleta, em parceria com os catadores, em nosso município, gera emprego e renda para 20 famílias”, afirmou Cirlene.

Para o Secretário de meio ambiente de Carmo do Cajurú, Saulo Nunes, a parceria entre instituições, governo e sociedade é muito importante e, a partir dela, será possível reduzir os resíduos em curto prazo. “A responsabilidade compartilhada na gestão da cadeia dos resíduos sólidos permitirá a redução do volume dos rejeitos gerados”, afirmou o secretário.

O coordenador de meio ambiente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Licínio Xavier, disse que o intuito do encontro foi trazer temas atuais e pertinentes ao gestor público municipal.

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades