Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Programa Ambientação entrega mais duas cadeiras de rodas

PDFImprimirE-mail

O Programa Ambientação, coordenado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), entregou nessa terça-feira (6) mais duas cadeiras de rodas, obtidas por meio da parceria entre o Ambientação e a Campanha “Lacre do Bem”. A 6ª e a 7ª cadeiras foram adquiridas por meio de coletas de lacres na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), com a colaboração de funcionários e visitantes. A cerimônia de entrega foi no prédio Minas da Camg.

 

A iniciativa consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio e, com a venda deles o dinheiro é aplicado na compra das cadeiras. A idealizadora da campanha, Júlia Macedo, foi representada pela mãe dela, Ivete Macedo, que fez a entrega das cadeiras. A 6ª cadeira foi oferecida para Ruan Pablo Alves Mártir, 14 anos, estudante da Escola Municipal Oswaldo França Júnior, no Bairro São Gabriel. Pablo disse que está muito feliz, e que agora pretende andar por todos os lugares que não podia ir antes. “Quero ser atleta paraolímpico”, afirmou o garoto. A 7ª cadeira foi doada para Francisco Miranda da Silva, 56 anos, aposentado e morador do bairro Ribeiro de Abreu.

 

Na oportunidade, a gestora do Programa Ambientação, Mirian Cristina Dias Baggio, falou da parceria exitosa entre o programa e a campanha. “Deixa a gente muito feliz, é um lacre de cada pessoa que faz a diferença”, concluiu. Em seguida, o presidente da Feam, Rodrigo de Melo Teixeira, fez os agradecimentos à mãe da Júlia pelo trabalho desenvolvido pela jovem menina e acrescentou que é muito prazeroso colaborar com essa iniciativa.

 

Crédito: Janice Drumond
EntregaCadieradeRodas3
O presidente da Feam, Rodrigo de Melo, agradeceu a iniciativa da estudante Júlia

 

A “Campanha Lacre do Bem”, segundo a analista ambiental e coordenadora da Campanha pelo Ambientação, Ana Karla dos Santos, foi iniciada em abril de 2015 na Cidade Administrativa e já arrecadou aproximadamente dois milhões e meio de lacres. “Essa quantia está nos possibilitando a entrega de mais duas cadeiras de rodas, totalizando sete cadeiras entregues”, disse.

 

Esse tipo de ação visa a atitudes solidárias e colaborativas para melhor qualidade de vida. Com o apoio do Programa Ambientação, os lacres de alumínio são recolhidos e depositados nos coletores espalhados por diversos lugares na Camg. Posteriormente, eles são entregue à estudante Júlia Macedo, que iniciou a sua campanha quando tinha nove anos. Os lacres são vendidos e o dinheiro é aplicado na compra de cadeira de rodas, que são doadas para pessoas, creches e outras instituições que cuidam de crianças com paralisia cerebral ou mobilidade reduzida. A Campanha Lacre do Bem já doou 160 Cadeiras de rodas o que equivale a 16 toneladas de lacres de alumínio

 

Em 2014, Júlia ganhou o prêmio Bom Exemplo Cidadania, promovido pela Rede Globo Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Fiemg e o jornal O Tempo. Isso serviu para alavancar ainda mais a campanha, que ganhou proporções inesperadas. Vale ressaltar, que segundo dados da campanha são necessários um total de 140 garrafas PET de dois litros para adquirir uma cadeira de rodas, ou seja, cerca de 390 mil lacres.

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades