Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Conceição do Mato Dentro sedia 9ª Capacitação Regional em Mudanças Climáticas

PDFImprimirE-mail

A 9ª Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas aconteceu de 3 a 5 de outubro, na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro. O principal objetivo da capacitação foi promover a conscientização em ações relacionadas à minimização de desastres como: enchentes, alagamentos, escorregamentos, vendavais, estiagem, seca, acidentes envolvendo produtos perigosos afetando o meio ambiente, dentre outros.

As capacitações são realizadas pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec- MG), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Contou, ainda, com a colaboração da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil em Conceição do Mato Dentro, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES) com apresentação do Plano Estadual de Combate à Dengue e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) com apresentação do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio).

Na abertura do evento, o major da Polícia Militar, Evair Santos Oliveira, superintendente Técnico Operacional da Cedec, disse que “a defesa civil somos todos nós”, e asseverou que “após um tempo, a experiência nos mostrou que deveríamos nos preocupar com a prevenção e mitigação, assim como, as respostas a desastres e reabilitação”. Já a vice-prefeita de Conceição de Mato Dentro, Ivete Otoni Santa Bárbara, disse que “a formação é importante, em especial neste tempo de Mudanças Climáticas”. Ivete Otoni reforçou, também, as considerações em prol da atividade e alertou que “é preciso tornar o território municipal menos suscetível a desastres”.

Esse tipo de iniciativa tem por finalidade preparar os agentes de proteção e defesa civil para atuarem nos seus municípios, além de abrir espaço para o debate e levar conhecimento ao público. Possibilita, também, que os agentes atuem de forma eficiente nas atividades de proteção e defesa civil, com ações preventivas, a fim de evitar desastres e minimizar os efeitos das ocorrências como, por exemplo, a recuperação de áreas degradadas.

As disciplinas ministradas pelos analistas da Feam focaram nos temas: Instrumentação em Climatologia e Meteorologia, Mudanças Climáticas, Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação e Gestão de Recursos Naturais para Redução do Risco em Desastre.

O gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Santos de Miranda Nunes, destacou a importância do monitoramento das condições climáticas e meteorológicas por parte dos municípios. Para a analista ambiental da Feam, Sarah Gusmão, “a estreita relação entre meio ambiente e gestão de desastres naturais reforça a necessidade de órgãos ambientais trabalharem junto à Defesa Civil”.

A capacitação contou com 51 inscritos, representando os municípios de Belo Horizonte, Felício dos Santos, Jaboticatubas, Serro, Dom Joaquim, Alvorada de Minas, Diamantina, e Vespasiano.

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades