Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam participa de Conferência Internacional da Poluição do Ar

PDFImprimirE-mail

Foto: Feam/Divulgação

reunião edwaldo dentro 

Feam apresenta Inventário das Fontes de Emissão de Poluentes Atmosféricos em evento na UFMG
 

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) participou de evento internacional em Belo Horizonte, em que apresentou o Inventário das Fontes de Emissão de Polunetes Atmosféricos relativo aos municípios de Belo Horizonte, Betim e Contagem. O estudo integrou a programação da Conferência Internacional da Poluição da América Latina, realizada na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento ocorreu na semana passada.

 

A palestra foi ministrada pelo gerente de Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões da Feam, Flávio Daniel Ferreira, que deu detalhes do estudo-diagnóstico “Atualização do Inventário das Fontes de Emissão de Poluente Atmosféricos da Região de Belo Horizonte, Contagem e Betim”. O levantamento teve o objetivo de identificar as principais fontes emissoras e poluentes emitidos nos referidos municípios, além de orientar e definir ações para redução das emissões atmosféricas na região.

 

De acordo com o estudo da Feam, as principais fontes poluidoras identificadas no território analisado se referem a emissões veiculares em vias de tráfego, emissões industriais e queimadas. Como ações de mitigação e redução de emissões foram propostas a elaboração de um inventário detalhado das emissões veiculares de Belo Horizonte – cidade que conta com mais de 90% de suas emissões de material particulado total (poeira) provenientes de veículos –, ações junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Previncêndio), voltadas a realização de campanhas contra incêndios florestais e projetos de Educação Ambiental; além da orientação de critérios locacionais para o licenciamento ambiental das indústrias da região.

 

O evento na UFMG contou com a participação de cientistas internacionais e nacionais, professores universitários, profissionais de diversas indústrias e órgãos ambientais, consultores ambientais, além de estudantes. Na oportunidade, foram divulgadas as tecnologias mundiais mais atualizadas para o controle da poluição do ar e do monitoramento atmosférico e também apresentadas novas metodologias para avaliar o grau de exposição à poluição do ar e seu impacto à saúde da população. Técnicas de modelagem numérica aplicadas a estudos de qualidade do ar, clima e energia ainda fizeram parte da programação da conferência.


“O congresso apresentou os mais recentes métodos de monitoramento e diagnóstico da qualidade do ar, desde as escalas de análise micro até as macro escalas. Neste sentido, o estudo da Feam pode ser considerado pioneiro por trabalhar com um grau tão elevado de detalhamento das fontes em uma área relativamente extensa, o que nos trouxe um resultado bem próximo da realidade”, afirmou Flávio. Segundo ele, o levantamento passou a ser instrumento norteador confiável das ações de redução de impactos da poluição do ar.

 

A Conferência Internacional da Poluição do Ar Brasil foi realizada em conjunto com a 4ª edição da tradicional Conferência da Comunidade de Modelagem e Análise de Sistemas (CMAS) associada à Agência de Proteção Ambiental Americana, a USEPA. O evento foi promovido por meio de ação integrada entre a UFMG, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade de São Paulo (USP) e a universidade norte-americana Universidade da Carolina do Norte.

 

Edwaldo Cabidelli

Ascom/Sisema

 

 

 

 

 

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades