Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Minas sem Lixões lança ciclo de encontros "Sustentabilidade na prática"

PDFImprimirE-mail

As fundações Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Israel Pinheiro (FIP), por meio do programa Minas sem lixões, iniciam, em março, o ciclo de encontros “Sustentabilidade na Prática”. Com inscrições gratuitas, a iniciativa tem como objetivo orientar agentes municipais na gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos e tratamento de esgoto, com foco na melhoria da qualidade ambiental. O calendário terá início no dia 16 de março, em Lagamar, na região Noroeste, com o tema “Operacionalidade de Usinas de Triagem e Compostagem – UTCs”. No próximo dia 18, será a vez de Ibertioga, na Zona da Mata. A programação segue até outubro, com eventos sobre diferentes temas em 25 municípios do Estado.

Para estimular a troca de informações na área de saneamento, a programação inclui palestras com especialistas e visitas técnicas em UTCs, aterros sanitários e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Outro tema da série “Sustentabilidade na Prática” será a Deliberação Normativa 118, publicada em 2008 pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), e que determina o fim dos lixões por meio da implementação de uma série de medidas, como o recobrimento periódico de rejeitos com terra, proibição de catadores de recicláveis no local e adoção de critérios para escolha de área, como distância mínima de cursos d’água e de núcleos habitacionais.

Em Lagamar, o encontro será das 8h às 17h, no Salão Paroquial (rua Ituiutaba, 66) e reunirá agentes ambientais de 16 municípios do Triângulo Mineiro e Noroeste do Estado que possuem UTCs. “Na Usina de Triagem e Compostagem é feita a separação manual da matéria orgânica, materiais recicláveis e rejeitos. A parte orgânica é destinada ao pátio de compostagem, onde é submetida a um processo de conversão biológica em adubo. Já os recicláveis são vendidos, gerando renda para o município”, explica Luiza Helena Pinto, coordenadora técnica do Minas sem Lixões da FIP, que é a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) responsável pelo desenvolvimento do programa em parceria com a Feam. Atualmente, estão em funcionamento em todo o Estado 77 UTCs licenciadas pelo Copam.

Além da visita técnica à usina, Lagamar apresentará a experiência de implantação da coleta seletiva, apontando os principais desafios de mobilização da comunidade. Dos cerca de 7,6 mil habitantes da cidade, mais de cinco mil são beneficiados com a coleta seletiva, projeto que avança para a segunda etapa com a criação de cursos de artesanato com pneus para famílias de baixa renda. No encontro, Matutina também está incluída na programação. O município possui, há sete anos, uma usina que recebe, diariamente, duas toneladas de resíduos e realiza a separação dos recicláveis em 22 diferentes tipos – estratégia que aumenta o valor da venda e facilita a comercialização.

Ibertioga

Operacionalidade de Usina de Triagem e Compostagem também é o tema do seminário em Ibertioga, que será realizado no dia 18 de março, das 8h às 17h, no Centro Social (rua Espírito Santo, s/nº), com a participação de 57 municípios das regiões da Zona da Mata e Central. “As edições do Sustentabilidade na Prática são descentralizadas, para facilitar a presença dos representantes municipais e apresentação de informações de acordo com a realidade local”, destaca Luiza.

Criado em 2003, o programa Minas sem Lixões tem como meta, até 2011, viabilizar o atendimento de, no mínimo, 60% da população urbana com sistemas de tratamento e destinação final adequados de resíduos sólidos urbanos, além da erradicação dos depósitos de lixo a céu aberto em 80% dos 853 municípios mineiros. “Os encontros técnicos são uma oportunidade de capacitação dos gestores públicos, sempre com foco na busca de soluções como os consórcios intermunicipais. A participação dos municípios é fundamental para que Minas dê um ponto final na prática dos lixões, consolidando uma política pública de gestão adequada de resíduos sólidos urbanos com resultados efetivos para a melhoria da qualidade de vida da população”, completa a coordenadora.

Os próximos encontros da série “Sustentabilidade na Prática” ocorrerão em Jacuí (15/04) e Senador Modestino Gonçalves (27/04). As inscrições devem ser feitas pelo telefone (31) 3281.5845 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Serviços:

Sustentabilidade na prática 
Encontros técnicos sobre a operacionalidade de Usinas de Triagem e Compostahem - UTCs

Data: 16 de março de 2010
Município: Lagamar
Horário: das 8h às 17h
Local: Salão Paroquial (rua Ituiutaba, 66, ao lado da Prefeitura)

Data: 18 de março de 2010
Município: Ibertioga
Horário: das 8h às 17h
Local: Centro Social (rua Espírito santo, s/nº)

Inscrições gratuitas: (31) 3281.5845 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Municípios do Triângulo Mineiro e Noroeste convidades para o encontro técnico em Lagamar:
Arinos, Canápolis, Delta, Guarda Mor, Guimarânia, Indianópolis, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Monte Alegre de Minas, Pirajuba, Presidente Olegário, Santa Vitória, Tiros e Varjão de Minas

Municípios da Zona da Mata e região central convidades para o encontro técnico em Ibertioga: 
Abre-Campo, Antônio Prado de Minas, Barra Longa, Barroso, Bicas, Caputira, Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas, Coimbra, Cristiano Otoni, Descoberto, Divinésia, Dom Silvério, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ervália, Eugenópolis, Florestal, Funilândia, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Ibertioga, Jeceaba, Lamim, Lima Duarte, Luisburgo, Manhumirim, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Mirai, Paula Cândido, Pedro Teixeira, Piau, Piedade dos Gerais, Piranga, Pirapetinga, Piraúba, Prudente de Morais, Queluzito, Rio Doce, Rio Novo, Rio Preto, Santana dos Montes, Santo Antônio do Grama, São Brás do Suaçuí, São Geraldo, São Joaquim de Bicas, São Miguel do Anta, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Simão Pereira, Simonésia, Tabuleiro e Tocantins.

Fonte: CMRR/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades