Atendimento de acidentes e emergências ambientais

Imprimir

O atendimento do NEA dar-se-á com a realização das seguintes ações:

1- Recebimento da comunicação pelos telefones do plantão 24h, ou do telefone fixo da Gerência de Prevenção e Emergência Ambiental – GEAMB (horário comercial);

2- Levantamento, via telefone, das informações da situação descrita pelo informante da ocorrência (Transportador, Polícia Rodoviária; Policia de Meio Ambiental, empresas diversas, população, dentre outros);

3- Orientação de primeira resposta via telefone ou presencial, para minimização dos impactos ao meio ambiente;

4- Avaliação da necessidade de comparecimento ao cenário do acidente, com base nos dados da ocorrência;

5- Acionamento de outros órgãos, quando necessário, e dos representantes da empresa responsável pelo acidente;

6- Definida a necessidade de verificação in loco, a equipe se desloca para o cenário do acidente, com a finalidade de assessorar os demais atores em relação à recuperação da área e disposição adequada, pelo responsável pelo acidente, dos resíduos gerados.

7- Em campo, a equipe do NEA presta assessoria especificamente em relação à extensão do dano ambiental e às ações a serem desenvolvidas por pessoal técnico qualificado e com uso de equipamentos apropriados para este fim.

Cabe ressaltar que acidentes e emergências ambientais são atendidas em parceria com outras instituições, como Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, prefeituras, dentre outros.

Telefones úteis em caso de acidentes e emergências ambientais:

 

nea


191 – Polícia Rodoviária Federal (PRF);

192 –Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);

193 – Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG);

197 – Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG);

190 – Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)

(31) 99818-2400 – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC)