Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Ciclo de debates discute a geração e disposição adequada de resíduos eletroeletrônicos

PDFImprimirE-mail

Os problemas enfrentados para a disposição adequada dos resíduos eletroeletrônicos no Brasil foram discutidos durante o Ciclo de Debates promovido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), na manhã desta quinta-feira (22/11), como parte da programação da Semana Mineira de Redução de Resíduos (SMRR).
Na abertura dos debates, o gerente de resíduos especiais da Feam, Bruno de Mattos, apresentou o diagnóstico da Geração de Resíduos Eletroeletrônicos no Estado de Minas Gerais, realizado em 2009. Segundo o gerente o diagnóstico teve como principal objetivo dar início às discussões para criação de legislação específica e de políticas públicas voltadas ao assunto.
dsc08928
Gerente de resíduos especiais da Feam, Bruno de Mattos, apresenta diagnóstico da
Geração de Resíduos Eletroeletrônicos no Estado de Minas Gerais

De acordo com dados do levantamento, estima-se que Minas Gerais gerava, na ocasião da realização do diagnóstico, cerca de 68 mil toneladas/ano de resíduos provenientes de telefones celulares e fixo, televisores, computadores, rádios, máquinas de lavar roupa, geladeiras e freezer. Na região metropolitana de Belo Horizonte a estimativa de geração é de cerca de 19 mil toneladas, enquanto no Brasil a geração gira em torno de 679 mil toneladas/ano.
Com relação à geração per capita anual, a média estimada para o período entre 2001 e 2030 é de 3,4 kg por habitante para o Brasil, 3,3 kg por habitante em Minas Gerais e 3,7 kg por habitante para a região metropolitana de Belo Horizonte. “O diagnóstico revela uma tendência de aumento na geração desse tipo de resíduo”, disse.
Como conclusão do diagnóstico, Bruno de Mattos, apresentou as necessidades identificadas no estudo para a melhoria na gestão dos REE como, por exemplo, a formulação e aplicação de uma legislação para o setor; a definição de políticas para o gerenciamento dos REE e sua destinação adequada; a criação de programas de estímulo e reciclagem, além de entraves identificados como a falta de infraestrutura de coleta e de regulamentações específicas.
Gestão de REE na Universidade de São Paulo (USP) – A gerente técnica do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir), Neuci Nicob, apresentou a experiência da Universidade para disposição adequada de REE.

dsc08935
Neuci Nicob, apresentou o trabalho realizado pelo Centro de Descarte e
Reuso de Resíduos de Informática (Cedir) da USP

De acordo com Nicob a realidade mundial apresenta um crescimento de 40 milhões de toneladas de REE por ano. “Cerca de 15% desses resíduos é de computadores, celulares, telefones, fax, impressoras, rádio, dvds e cdplayer”, afirmou. Ainda de acordo com a gerente, esses materiais possuem metais pesados em sua composição, muitas vezes tóxicos, que podem trazer diversas consequências sérias para o ser humano.
Desde 2009, com a criação do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir), a Usp vem realizando o trabalho de coleta, triagem, categorização e reciclagem de resíduos eletroeletrônico. “Tentamos, com isso, ter um ciclo o mais sustentável possível, atendendo os pilares social, ambiental e econômico da sustentabilidade”, afirmou. Em quase três anos de atuação o Cedir já destinou adequadamente mais de 300 toneladas de resíduos e encaminhou mais de 900 equipamentos com possibilidade de reuso para 72 entidades.
Proposta de acordo setorial para a Logística Reversa de REE – O andamento das discussões do Grupo de Trabalho Temático Eletroeletrônicos, foi apresentado pelo gerente de responsabilidade socioambiental da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Ademir Brenscansin. O grupo de trabalho, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior do governo federal, tem o objetivo de promover uma ampla discussão acerca de modelos de sistema de logística reversa para o setor, envolvendo atores dos setores público e privado vinculados à cadeia produtiva e ao processamento de seus resíduos.
dsc08940
Gerente de responsabilidade socioambiental da ABINEE, Ademir Brenscansin,
apresentou as discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho Temático Eletroeletrônicos

As discussões foram propostas a partir da entrada em vigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que introduziu um novo marco legal para tratamento do tema, inclusive com a obrigação de implantação de sistemas de logística reversa. De acordo com Brescansin, os próximos passos e desafios para o setor são a publicação de um edital de chamamento e a assinatura dos acordos setoriais para o processo de Logística Reversa no país, previstos para o 1º semestre de 2013.
O debate contou também com a participação do representante da Casa do Metal em São Paulo, Antônio Lamas Conde e do Consultor da Organização dos Estados Americanos para Resíduos (OEA), José Cláudio Junqueira, que atuou como mediador do debate.
dsc08946
Mesa de debate, que contou, também, com a presença do representante da
Casa do Metal em São Paulo e do Consultor da OEA

Semana Mineira de Redução de Resíduos
– A SMRR acontece de 17 a 25 de novembro e integra a Semana Europeia de Redução de Resíduos, sendo que Minas Gerais é o único representante da América Latina a participar oficialmente das atividades propostas pelos Estados membros da comunidade Europeia.
A programação conta com debates e apresentações de panoramas e projetos, entre outras atividades ao longo de cinco dias de atividades. Os debates e seminários objetivam divulgar as políticas públicas voltadas para a questão de resíduos, disseminando as técnicas e estratégias mais modernas e eficazes para a prevenção, o gerenciamento, o tratamento e a destinação de resíduos, realçando o trabalho realizado por diversos atores sociais, por meio de exemplos concretos de redução de resíduos.

Acompanhe a programação:

23 novembro de 2012
Manhã
9:00h - Ações para apoio aos municípios na implantação de programas de coleta seletiva – Renato Teixeira Brandão – Diretor de Gestão de Resíduos – Feam
9:30h - Evolução da Coleta Seletiva com a Inclusão Social dos Catadores – José Aparecido Gonçalves – Diretor Executivo do CMRR
10:00h – Intervalo
10:15h - Experiência do Município de Itaúna
10:45h - A experiência Japonesa na Coleta Seletiva – Sr. Yasumitsu Kondou,Kitakyushu City Government, Environment Bureau – Kitakyushu Asian Center forLow Carbon Society
11:15h – Debate
Mediadora: Liz de Abreu Lacerda - Gerente de Alianças Estratégicas e Captação de Recursos – Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte
24 novembro de 2012
9:00h às 12:00h - Certificação das Organizações de Catadores – Feam/CMRR/Fip.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades