Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam participa de treinamento internacional

PDFImprimirE-mail

Técnicos da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) participaram, do dia 15 a 17 deste mês, de treinamento internacional focado em uma nova metodologia de inventário de gases de efeito estufa ou pegada de carbono de organizações, a chamada "Bilan Carbone". A capacitação foi promovida pela empresa francesa EnviroConsult, consultoria integrante do grupo de empresas da Agência de Meio Ambiente e Gestão de Energia da França (Ademe). O evento foi realizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais e contou com apoio do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O objetivo do trabalho foi treinar a equipe da Fundação a fim de torná-la apta a incorporar as melhores práticas na elaboração de inventários das políticas e programas relacionados à gestão de emissões de gases de efeito estufa no Estado. “Particularmente, no que se refere ao Programa de Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa e à pegada de carbono (quantidade de dióxido de carbono, o CO2, emitida na atmosfera) de grandes eventos, como a Copa do Mundo FIFA de 2014”, ressalta o gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes .

A metodologia Bilan Carbone foi usada como base para a elaboração da norma ISO 14069, que estabelece diretrizes para o cálculo da pegada de carbono, vai substituir a ISO 14064 e está em avaliação final para disponibilização em âmbito internacional. “O treinamento nos apresentou uma metodologia mais abrangente, com escopo mais ampliado desde a coleta de dados até a elaboração dos planos de ação para diferentes organizações e seus processos produtivos”, explicou Nunes. Segundo ele, com a técnica é possível verificar a produção dos gases de efeito estufa de bens e serviços das empresas.

Na opinião do gerente, a Feam está se preparando com o que há de melhor em relação ao cálculo da pegada de carbono. “Buscamos o que há de mais moderno e com o conhecimento que adquirimos, podemos adaptar essa metodologia francesa no contexto estadual e estaremos em vantagem quando a ISO 14069 for lançada”, afirma. Uma das perspectivas é fazer essa adaptação dentro do acordo de Cooperação Internacional com o estado francês de Nord-Pas de Callais, firmado em 2009. Pela parceria, já são desenvolvidos trabalhos conjuntos nas áreas de gestão de unidades de conservação e na reconversão de territórios utilizados, como os explorados por mineração e que já não são mais aproveitados.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades