Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam apresenta artigo em Congresso no Sul de Minas

PDFImprimirE-mail

O artigo Impactos Ambientais de Usinas Eólicas será apresentado na próxima quarta-feira (15/05), pelos analistas ambientais da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Wilson Pereira Barbosa Filho e Abílio de Azevedo, durante o 9º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural. O Congresso acontece de 15 a 17 de maio na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itajubá, no Sul de Minas.

O artigo científico, que fala dos aspectos técnicos e o meio ambiente, relacionados à utilização de energia eólica em Minas Gerais, será apresentado na sessão técnica “Fontes renováveis para geração de eletricidade: solar e eólica”. Tem como objetivos identificar e descrever os aspectos técnicos e ambientais relativos à implantação e licenciamento ambiental de usinas eólicas no Estado de Minas Gerais a fim de auxiliar as equipes técnicas na tomada de decisões de políticas públicas e contribuir na avaliação e análise de projetos e investimentos, tanto para empresas públicas quanto privadas.

De acordo com estudos realizados, a energia eólica vem se confirmando como uma fonte crescente de aproveitamento energético no mundo, apresentando incremento de cerca de 230% nos últimos cinco anos. Esse crescimento se deve, ainda de acordo com os estudos, à busca pela ampliação da oferta de energia limpa e pela transição para uma economia de baixo carbono.
Utilização crescente

O analista ambiental Wilson Filho apresentará no Congresso os impactos ambientais ocorridos na implantação dessas usinas eólicas, relacionados aos meios biótico, físico e socioeconômico. De acordo com ele, “a geração de eletricidade a partir da energia eólica tem-se mostrado crescentemente convidativa, seja pelo aproveitamento de uma fonte renovável, seja por não apresentar a magnitude dos impactos ambientais geralmente associados às demais formas de aproveitamento energético”. Entretanto, os impactos ambientais decorrentes da implantação e operação de uma usina eólica não podem ser negligenciados, ficando explícita a necessidade da localização da usina e a distribuição dos aero geradores, que a compõem, serem definidas com base em apurado estudo ambiental.

Wilson Filho ressalta, também, que na etapa de construção há uma tendência natural de recuperação de vegetação, o que favorece o retorno da fauna a seu habitat e que o retorno econômico gerado pela locação e uso de áreas dentro de fazendas é altamente atrativo, e não necessariamente impede que cesse a exploração de agricultura, de pecuária, ou outras já existentes. “Várias fazendas têm buscado incorporar-se às usinas eólicas no intuito de aumentar a receita e melhorar a segurança de seu entorno”, disse.

Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural – O Agrener 2013 reunirá especialistas de todo o Brasil, com o objetivo de debater questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e uso produtivo da energia no meio rural, além de temas relacionados à questão de energia no meio rural, geral distribuída, universalização, planejamento energético, fontes renováveis de energia, meio ambiente, conservação de energia e eficiência energética.

O congresso reúne estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de meio ambiente e recursos hídricos, a fim de integrar os alunos dos cursos de engenharia ambiental, biologia, agronomia, geografia e profissionais da área ambiental de Minas Gerais e outras regiões brasileiras, além de divulgar os trabalhos técnicos científicos da área.

Ascom/Sisema
39151847

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades