Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam aperfeiçoa técnicas para gerenciamento de áreas contaminadas

PDFImprimirE-mail



A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) em parceria com a Essencis Engenharia e Consultoria Ambiental realiza, de 20 a 22 de agosto, o curso “Hidrogeologia e Gerenciamento de Áreas Contaminadas”. Ministrado por colaboradores da Essencis, o curso capacita cerca de 20 profissionais do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), além de técnicos convidados da Prefeitura de Belo Horizonte.

Organizado em três módulos, a capacitação abordará assuntos relacionados à hidrogeologia e identificação, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas. O primeiro Módulo será ministrado pelo consultor da Essencis e Professor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), Reginaldo Bertolo, e abordará os cuidados na elaboração dos modelos conceituais, tipos de contaminantes e avaliação de risco à saúde humana.


Foto: Milene Duque
Professor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), Reginaldo Bertolo, ministrando o Módulo I do curso


Nos segundo e terceiro módulos, ministrados pelo Professor e colaborador da Essencis Engenharia e Consultoria, Paulo Lima, serão discutidos assuntos relacionados à hidrogeologia, investigação ambiental detalhada e técnicas de remediação ambiental de áreas contaminadas, tendo em vista a remoção de fontes de contaminação, redução das concentrações de contaminantes no solo e na água e gerenciamento de riscos ambientais.

O treinamento foi planejado sem ônus ao Estado, fruto da parceria da Feam com a Essencis Engenharia e Consultoria Ambiental, empresa com sede em São Paulo, com base em Belo Horizonte, e que conta com uma equipe multidisciplinar e especializada nos segmentos de água, solo e ar. A Essencis atua em todo o país na implantação de projetos customizados e soluções que contemplam a sustentabilidade de forma abrangente, a fim de assegurar o desenvolvimento industrial de maneira sustentável e competitiva.

Além do curso ministrado nesta semana, a Gerência de Áreas Contaminadas da Feam estuda, em parceria com a Essencis, uma série de treinamentos para técnicos de diversos setores do Sisema, abrangendo os profissionais das Superintendências Regionais de Regularização Ambiental (Suprams).

Ascom/Sisema
Milene Duque

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades