Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Guia Técnico para indústria da Cerâmica Vermelha será lançado na abertura da SMRR 2013

PDFImprimirE-mail

Na abertura da Semana Mineira de Redução de Resíduos (SMRR) 2013, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) fará o lançamento do Guia Técnico Ambiental da Indústria de Cerâmica Vermelha. O documento foi elaborado a fim de fornecer informações e orientações para as empresas que trabalham com a cerâmica vermelha em Minas Gerais, bem como a seus colaboradores e interessados. Visa, ainda, auxiliar uma produção mais eficiente, econômica e com menor impacto ambiental. A abertura da SMRR 2013 será na próxima segunda-feira (18), às 9h, no Centro Mineiro de Redução de Resíduos, localizado à rua Belém, 40, Esplanada, região Leste da capital.

O gerente de Produção Sustentável da Fundação, Antônio Malard, explica que em 2012 foi elaborado pela Feam um plano de ação para adequação do setor de cerâmica vermelha. “O plano é constituído de várias ações para potencializar o desempenho ambiental desses empreendimentos”, afirma.

Uma das ações prevista no plano se referia ao desenvolvimento de um guia direcionado ao setor, carente de informações acessíveis. “Nossa meta é auxiliar as empresas que são, na maioria, familiares e produzem artesanalmente a adotar boas práticas de produção. Os poucos processos ambientais inerentes ao processo não são bem controlados pelos empreendedores devido à falta de informação”, explica Malard.

O documento é fruto de uma parceria firmada entre Feam e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) por meio de sua gerência de Meio Ambiente, o Laboratório de Materiais da Construção do Senai e o Sindicato das Indústrias  de Cerâmica para Construção e Olaria do Estado de Minas Gerais (Sindicer/MG). “Ao  implementarem boas práticas de produção, as indústrias, responsáveis pela fabricação de tijolos, telhas e outros materiais cerâmicos, obterão benefícios econômicos, ambientais e sociais na gestão de seus projetos”, destaca o gerente.

Em Minas Gerais ainda pode-se observar, segundo Malard, a necessidade de redução de perdas no processo de produção, melhoria das condições de trabalho e redução dos impactos ambientais decorrentes do processo, uma vez que insumos e matérias primas como energia e argila são empregados, recursos humanos são necessários e resíduos são gerados e lançados ao ambiente. “As possibilidades apontadas constituem um ponto de partida para cada empresa iniciar a busca pela melhoria de seu desempenho ambiental”, conclui o gerente.

Ana Carolina Seleme
Ascom Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades