Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

“Lacre do Bem” entrega a primeira cadeira de rodas

PDFImprimirE-mail

O Programa Ambientação entregou, nesta segunda-feira (14/09), uma cadeira de rodas ao padre Júlio César, da diretoria de Logística da Segov e um dos responsáveis pelo trabalho social desenvolvido na Capela de Santo Expedito e Nossa Senhora da Cabeça, no bairro Floramar.

A doação é resultado da Campanha Lacre do Bem, que consiste na coleta, feita na Cidade Administrativa, de lacres de latas de alumínio, que são vendidos e trocados por cadeiras de rodas, com o objetivo de doar às instituições e pessoas portadoras de necessidades especiais.

A campanha surgiu, em maio deste ano, em apoio ao projeto idealizado por Júlia Macedo, uma menina de apenas 11 anos de idade, ganhadora do “Prêmio Bom Exemplo 2014”, organizado pela Rede Globo, na categoria Cidadania.

Foram distribuídos coletores de garrafas PET, nos restaurantes dos prédios Minas e Gerais, e dois coletores maiores de acrílico, no restaurante Alimentex e na entrada do Centro de Conveniência da CA. Segundo a gestora do programa Ambientação e coordenadora da campanha, Ana Karla dos Santos, ”as pessoas estão participando ativamente, trazendo um volume de lacres maior do que o esperado”.


Crédito: Janice Drumond

151915

Doação da cadeira de rodas


Júlia enfatizou a importância da corrente do bem e disse que já foram doadas 40 cadeiras de rodas. “Em setembro, doarei mais 13 cadeiras”, anunciou a menina. Durante o evento, ela agradeceu a todos que colaboraram, entre eles, o Ambientação. “Juntos podemos mais muito mais”, disse.

Os pais da estudante, Ivete Rodrigues de Macedo e Nélson Flaviano Macedo, cuidam da venda dos lacres e da compra das cadeiras. Segundo Nelson, o trabalho “envolve muitas pessoas, desde as coletas de lacres ao transporte”.

Ele citou como exemplo a Fiat, que colabora transportando as cadeiras. Outro ponto importante do projeto é que não tira a renda do vendedor de latinhas. Em cada garrafa PET, Cabem cerca de 2.500 lacres. “É um trabalho de formiguinha, e se coloca só um lacre de cada vez. Além deles, as garrafas são aproveitadas para a confecção de vassouras e as tampinhas para fazer artesanato”, disse Nelson.

O presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Diogo Melo Franco, ressaltou a função da Feam, no que diz respeito à sustentabilidade e a articulação com a sociedade civil. “Precisamos avançar nas questões ambientais e sociais e aqui estamos celebrando as duas coisas”, concluiu.

A coordenadora Miriam Dias comemorou: “tenho uma garrafa em minha mesa, e fico muito feliz quando as pessoas dizem que estão contribuindo. É um trabalho de todos”.

O padre Júlio falou de seu trabalho junto à comunidade e do atendimento aos necessitados. Outro aspecto considerado para a escolha da doação foi o de que seria para moradores no entorno da CA.

Segundo dados da campanha, é necessário um total de 140 garrafas PET de dois litros para adquirir uma cadeira de rodas, ou seja, cerca de 390 mil lacres. As 40 cadeiras doadas correspondem a quase 4,2 toneladas, o que equivale a, aproximadamente, 15 milhões de lacres.

Muitos postos de coletas estão instalados em locais como shoppings, escolas, galerias e outros. Várias instituições da CA participam da campanha, entre elas, a Casa Civil, Ruralminas, SES, Sedese, Fucam, SEDE, SEDS, UEMG, IEF/Zona da Mata, Corpo de Bombeiros e SECTES.

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades