Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam participa de evento na Prefeitura de Paris

PDFImprimirE-mail

O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Diogo Melo Franco e o Gerente de Energia e Mudanças Climáticas, Felipe Nines, participaram, no último sábado (05/11), do evento "European cities and regions united against climate change ", na Prefeitura de Paris.

 

Foto: Felipe Nunes

Feam matéria

 

A conferência temática foi organizada pela Cúpula de líderes locais para as mudanças climáticas, com o objetivo de apresentar políticas públicas e iniciativas locais e regionais consideradas de sucesso. As ações exitosas foram selecionadas por diversas redes de governos europeus subnacionais como a European Platforma.

Os resultados do trabalho conjunto entre o Estado de Minas Gerais e a Região de Nord Pas de Calais e, principalmente, a elaboração do Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais foram apresentados pelo Presidente da Feam, Diogo Franco. A parceria foi considerada como o único caso de cooperação descentralizada norte-sul entre regiões, com objetivos concretos de mitigação, adaptação e apoio às ações municipais.

No evento, foi destacado, também, a importância e a necessidade de aumento da ambição por parte dos governos nacionais para combate às mudanças climáticas, uma vez que muitos governos subnacionais já possuem estratégias, ações e projetos concretos em curso e com resultados efetivos. Nesse sentido, a formação de redes que promovem a troca de experiências, conhecimentos e casos de sucesso é essencial para alcançar, de forma mais rápida, a ambição necessária em termos de legislações, metas e modelos de governança, que possam se traduzir em redução das emissões de gases de efeito estufa e medidas efetivas de adaptação nos territórios.

De acordo com o presidente da Feam, ao final do evento, as principais conclusões e recomendações foram coletadas para aprimoramento do trabalho das redes locais e regionais de cooperação, inclusive questões relacionadas a financiamentos.

Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades