Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam retoma divulgação do Boletim de qualidade do ar por meio de plataforma nacional

PDFImprimirE-mail

 Foto: Divulgação/MMA

1150 COMMASCARA 1 Dentro

Presidente da Feam, Renato Brandão, segundo da esquerda para a direita, participou do lançamento no Espírito Santo

 

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) retoma nesta sexta-feira (13/8) a divulgação do boletim de qualidade do Ar em Minas Gerais. A retomada será realizada pela plataforma do Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr), desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e lançada hoje pelo Governo Federal, no Espírito Santo, com a presença do presidente da Feam, Renato Brandão. O objetivo da plataforma é integrar e divulgar em uma plataforma única, os dados de toda a rede de monitoramento da qualidade do ar do Brasil.

 

Minas Gerais é um dos cinco estados no Brasil a iniciar hoje a integração on line dos dados de monitoramento da qualidade do ar, por meio da plataforma do Sistema MonitorAr. A partir de hoje a população poderá acessar os dados horários de monitoramento da qualidade do ar para as duas frações de material particulado (MP10 e MP2,5) e CO. A expectativa é de que até setembro os dados dos demais poluentes também já estejam interligados à rede nacional.

Para o presidente da Feam, Renato Brandão, a integração e disponibilização das informações de todo o país, sobre a qualidade do ar para toda a sociedade, de maneira simplificada e online é extremamente importante. “Essa plataforma vai nos auxiliar muito na divulgação das informações sobre a qualidade do ar em nosso Estado”, frisou.

 

A Feam, responsável por coordenar a operação da rede de estações de monitoramento da qualidade do ar em Minas Gerais, atuou nos últimos meses para adequar a sistematização dos dados das estações de monitoramento, que são recebidos de forma on line em seu Centro Supervisório, de modo a interligá-los à rede nacional estabelecida pela Plataforma Monitorar, por meio de uma parceria com o MMA.

 

ÍNDICES DE QUALIDADE DO AR (IQAr)

 

O monitoramento da qualidade do ar é realizado para determinar o nível de concentração de um grupo de poluentes universalmente consagrados como indicadores, selecionados devido à sua maior frequência de ocorrência na atmosfera e aos efeitos adversos que causam ao meio ambiente. São eles: material particulado (poeira), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e ozônio (O3).

Para cada uma dessas substâncias foram definidos padrões de qualidade do ar, ou seja, limites máximos de concentração que, quando ultrapassados, podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos ao meio ambiente em geral. No Brasil, os padrões de qualidade do ar foram fixados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução Conama 491/2018, sendo também adotados em Minas Gerais.

 

A divulgação dos dados do monitoramento é realizada por meio do cálculo dos Índices de Qualidade do Ar (IQAr) – uma ferramenta matemática utilizada para converter as concentrações dos poluentes nas escalas boa, moderada, ruim, muito ruim, péssima. O objetivo do IQAr é permitir uma informação precisa, rápida e facilmente compreendida pela sociedade sobre os níveis de qualidade do ar.

 

Quadro 1 - Estrutura do índice de qualidade do ar.

 

Imagem1
Fonte: Cetesb, 2019

 

Quadro 2 - Relação entre valor do IQAr e possíveis efeitos à saúde.

 

Imagem2
Fonte: Cetesb, 2019

 

Para acessar os Boletins Horários da Qualidade do Ar emitidos pelo Sistema MonitorAr do MMA: https://monitorar.mma.gov.br/onboarding
Para demais informações sobre os Boletins de Qualidade do Ar do Estado de Minas Gerais acesse: http://www.feam.br/noticias/1/1327-boletim-qualidade-do-ar

 

PROGRAMA AR PURO

 

O Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr) faz parte do Programa Nacional Ar Puro, quinto eixo da Agenda Ambiental Urbana, criada pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2019, para melhorar a qualidade ambiental nas cidades do Brasil. Com foco na qualidade do ar. O Ar Puro traz inovações importantes, como um aplicativo de monitoramento da poluição atmosférica.

 

O programa traz de início sua primeira ação concreta: o Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr). A inovação do sistema é monitorar e divulgar em tempo real as informações, por meio de site e aplicativo gratuitos, disponibilizados para todos os cidadãos.

 

Essa plataforma, alimentada automaticamente por dados locais e seguindo padrões internacionais de classificação, vai integrar os dados de todas as estações de monitoramento de qualidade do ar no Brasil; 126 estações já foram integradas. Os cinco estados já integrados (BA, ES, MG, RS e SP) totalizam 45% da população brasileira.

 

Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades