Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Sisema ComCiência debate os cenários de transição energética para Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

 

Na próxima quinta-feira (19/08), a 9ª edição do programa “SisemaComCiência traz o tema "Cenários de transição energética para o Estado de Minas Gerais”. Transmitido ao vivo pelo YouTube Meio Ambiente Minas Gerais, o programa terá como palestrante a engenheira de Energia, com mestrado em Análise e Planejamento de Sistemas Energéticos, MBA em Gestão de Projetos e servidora da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Morjana Moreira dos Anjos.

 

Morjana irá apresentar sua dissertação de mestrado cujo tema é: “O papel das energias renováveis no processo de transição energética do estado de Minas Gerais: modelagem de sistemas energéticos para o horizonte 2030 – 2050.”

 

Na dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a engenheira de energia realizou uma modelagem do sistema energético de Minas Gerais para subsidiar uma transição energética, com vistas à expansão das energias renováveis e promoção da eficiência energética ao nível estadual e municipal, bem como o combate às mudanças climáticas

 

Foram realizadas projeções para os anos entre 2030 e 2050, por meio da ferramenta Long-range Energy Alternatives Planning System (LEAP), a fim de estabelecer um modelo de política de transição energética a Minas Gerais. Também foi feita uma análise de efetividade da principal política de promoção de energias renováveis do estado, o Programa Mineiro de Energias Renováveis (PMER).


Experiências

 

Morjana trabalha na Feam como analista ambiental, na área de energia, mudanças climáticas e sustentabilidade. Nessa função, a engenheira projetou, coordenou e implementou diversos projetos relacionados à transição energética para sistemas mais sustentáveis, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, análise do clima, desenvolvimento sustentável, modelagem de sistemas dinâmicos, treinamento territorial e cooperação internacional.

 

A palestra de Morjana no SisemaComCiência será a partir das 14h da próxima quinta-feira e terá como mediador o assessor de Programas, Projetos e Pesquisas em Recursos Hídricos do Igam, Alexandre Magrinelli. Os internautas poderão formular perguntas acerca do tema apresentado, ao final da apresentação.


SERVIÇO:


SisemaComCiência
Data: 19/8
Horário: 14h
Transmissão: Canal YouTube Meio Ambiente Minas Gerais
Tema: “Cenários de transição energética para o Estado de Minas Gerais”

 

 

 

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades