Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Plano Estadual de Ação Climática conclui fase de capacitações

PDFImprimirE-mail

Foto: Pixabay
plano-estadual-de-ações-climáticas-dentro
A iniciativa busca desenvolver estratégias regionais de adaptação às mudanças climáticas 

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) deu mais um passo na consolidação do Plano Estadual de Ação Climática. Foi finalizada, em fevereiro, a fase de capacitações do projeto, que busca desenvolver estratégias de adaptação às mudanças climáticas, bem como neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Estado até 2050. O plano tem conclusão prevista para novembro deste ano.


O ciclo de capacitações ocorreu nos dias 1, 2, 8 e 9 de fevereiro, sendo oferecido aos gestores e corpo técnico responsável pelo desenvolvimento do Inventário de Emissão de Gases de Efeitos Estufa de Minas Gerais. O documento, com lançamento previsto para o mês de junho, busca atualizar os dados relacionados à identificação e quantificação de fontes emissoras no Estado, atuando como instrumento de avaliação no desenvolvimento do Plano Estadual de Ação Climática.


No total, 20 representantes dos nove órgãos governamentais e da sociedade civil organizada que atuam na elaboração do plano participaram dos cursos. As aulas foram ministradas remotamente pela Feam em parceria com o ICLEI América do Sul, rede global composta por mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável, entre eles Minas Gerais.


Durante a capacitação, foram abordados conceitos introdutórios sobre mudança do clima e acordos internacionais, principais diretrizes do Intergovernamental Painel on Climate Change (IPCC na sigla em inglês), identificação de fontes emissoras e coleta de dados para composição de inventários relacionados à emissão de gases.


Segundo Marina Lopes, consultora ambiental do ICLEI América do Sul e uma das responsáveis pelo ciclo de capacitações, o objetivo desta fase do projeto foi promover um nivelamento entre os diversos atores que participam da elaboração do plano. “Como temos pessoas de diversos setores do governo e também da sociedade civil organizada, buscamos garantir que todos estejam alinhados com relação aos conhecimentos e dinâmicas de produção necessárias”, ressalta.


Participaram das quatro sessões de capacitação, representantes da Feam, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Desenvolvimento Econômico (Sede), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), empresas de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e de Assistência Técnica em Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).


A construção do Plano Estadual de Ação Climática foi um dos compromissos firmados pelo Governo de Minas ao se tornar o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha global “Race To Zero”, que busca zerar as emissões líquidas de GEE no planeta até 2050.


De acordo com o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Alessandro Campos, o Plano Estadual de Ação Climática irá conduzir as diretrizes de atuação do Estado para gestão da agenda climática nos próximos anos, além de viabilizar o alcance das metas de sustentabilidade firmadas junto à comunidade internacional.

"Aliado a outros importantes instrumentos de gestão pública, como o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa de Minas Gerais, o plano irá guiar as ações do Estado na busca da resiliência necessária ao enfrentamento da crise climática global”, explica o coordenador. 


A próxima etapa de desenvolvimento do projeto consiste na consolidação do Diagnóstico, quando será apresentando um levantamento das políticas públicas, planos e projetos desenvolvidos no Estado que apresentam alguma relação com a agenda climática. O documento encontra-se atualmente em uma versão preliminar, com finalização prevista para o próximo mês, após conclusão dos ciclos de avaliação.


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades