Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Governo de Minas inicia projeto para Plano Estadual de Ação Climática

PDFImprimirE-mail

 

Para alcançar a meta de reduzir a emissão líquida de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos próximos anos, conforme acordado na adesão à Campanha Race to Zero em 2021, o Governo de Minas dá início ao desenvolvimento do Plano Estadual de Ação Climática. Na próxima sexta-feira, (25/03), às 14h, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) apresenta o projeto para o plano, cuja elaboração prioriza o processo participativo envolvendo o olhar de diversos segmentos da sociedade.

 

O documento permitirá que Minas Geraisalcance o cenário de neutralidade de carbono nos próximos anos, além de reduzir os riscos dos efeitos das mudanças climáticas para as pessoas, sistemas naturais e infraestrutura, tornando o Estado mais seguro para viver e empreender.O plano apresentará as diretrizes, metas, ações e indicadores para redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima em Minas.

 

Em 2021, Minas Gerais se tornou o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir ao Race to Zero (Corrida para o Zero), em acordo firmado entre o Estado e a embaixada do Reino Unido.  O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

 

Além de endossar os princípios da campanha, foi estabelecido o compromisso de elaborar o Plano Estadual de Ação Climática com o desenvolvimento de cenários para zerar emissões até 2050, e adotar uma meta intermediária de redução das emissões de GEE para 2030, contribuindo com o Acordo de Paris que limita o aumento da temperatura global a 1,5 grau.

 

Lançamento

 

Na sexta-feira, o lançamento do projeto será híbrido, com transmissão ao vivo pelo Youtube Meio Ambiente Minas Gerais, e em parceria da Feam com a Rede ICLEI América do Sul. Será apresentado o início da execução do projeto, que conduzirá Minas no caminho do desenvolvimento sustentável de baixo carbono e da resiliência climática.

 

Participam da abertura do evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown; o presidente da Feam, Renato Brandão; o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e a diretora do CDP, Rebeca Lima. A coordenadora de Gestão do Conhecimento e Juventudes do ICLEI e também coordenadora do escritório do ICLEI em Minas, Armelle Cibaka, será a moderadora.


Lançamento do projeto de Desenvolvimento do Plano Estadual de Ação Climática – Rumo ao Race to Zero
Data: 25/03/2022
Horário: 14h
Transmissão: Youtube Meio Ambiente

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades