Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Reinauguração do CMRR, mutirão de castração e arte marcam início da Semana do Meio Ambiente 2022

PDFImprimirE-mail

Foto: Matheus Adler/Ascom Sisema
cmrr600
CMRR foi reinaugurado no último sábado (4/6) após ter sido revitalizado

 

A programação da Semana do Meio Ambiente 2022, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), começou neste fim de semana com ações de castração animal, atrações culturais, gratuitas e educativas a toda a população. O destaque deste ano é a reinauguração do Centro Mineiro de Referência em Resíduos Augusto Henrique Lio Horta (CMRR), que retoma suas atividades referentes à geração de renda em gestão de resíduos.

 

O CMRR foi reinaugurado no sábado (4/5), às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença de autoridades e como palco para o início da programação. “Hoje é um dia especial, estamos retomando o Centro Mineiro que é o carro-chefe para as políticas públicas de geração de renda e trabalho ligados aos resíduos”, celebrou o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

 

A revitalização começou em 2020 e, entre as melhorias feitas, destacam-se a reforma da rede elétrica, banheiros e reestruturação das salas internas. A estrutura do telhado também foi refeita, bem como a pintura no local. O espaço, cujas atividades se encerraram em 2018, passou a ser gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) a partir de 2019, com a reforma administrativa promovida pelo governador Romeu Zema, o que possibilitou as obras.

 

O CMRR passa a levar o nome de Augusto Henrique Lio Horta, uma homenagem ao servidor de carreira da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que faleceu no ano passado. Augusto também foi secretário-adjunto da Semad e teve seus feitos destacados durante o discurso do presidente da Feam, Renato Brandão. “O Estado tem hoje uma legislação ambiental que é referência nacional, sendo que parte dessa referência e de tudo o que foi discutido passou pelas mãos do Augusto”, lembrou Renato.

 

O local visa promover a articulação entre os setores público, privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas de transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais. A reinauguração também contou com a apresentação da banda de forró Chama Chuva e da peça teatral "Nem Tudo que Há no Lixo, Não é Lixo, Não".

 

MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO

 

Durante o fim de semana, também no CMRR, houve a castração gratuita de cães e gatos, pelo Programa de Esterilização de Animais Domésticos, da Semad. A ação é fruto de um convênio firmado entre a Semad e a Organização Não-Governamental (ONG) Ajuda, via emenda parlamentar do deputado estadual Noraldino Júnior. A organização, como marcação de procedimentos, está sendo feita pela ONG Moradores De Rua e Seus Cães (ONG MRSC).

 

A expectativa de atendimento é de 500 animais até a próxima quarta-feira (8/6), quando se encerra o mutirão. “Nosso foco nesse evento são cães e gatos de protetores, de pessoas de baixa renda e de pequenas ONGs”, explicou Larissa Miranda, coordenadora da ONG MRSC, que ficou responsável pelo cadastro dos interessados pelos serviços e também disponibilizou veterinários para atendimentos em animais que não estavam passando pela castração, além de estudantes universitários e profissionais da Bioclin, para testes rápidos para cinomose e leishmaniose.

 

“Estou impressionado com a organização e trabalho feito aqui. A ação de Minas é exemplo para outros estados brasileiros”, comentou o presidente da MRSC, Edu Leporo, que veio de São Paulo para o mutirão.


Foto: Luciane Evans/Ascom Sisema
castracaocmrr600
Cerca de 500 cães e gatos serão castrados no mutirão no CMRR até quarta-feira (8/6)

 

A ONG Ajuda, parceira da Semad, é responsável pelo procedimento de castração e, conforme a coordenadora, Rosa Souza, conta com profissionais capacitados para o serviço. “Esse projeto da Semad é importantíssimo para qualidade de vida dos animais e controle ético populacional de zoonoses”, avaliou.

 

No domingo, Elizabeth Amarante saiu de Contagem, na Grande BH, para castrar cães e gatos no CMRR. Ela resgata animais de rua e se sente emocionada com projetos como esse da Semad. “Fico sem palavras para expressar minha gratidão por esse serviço. É qualidade de vida para os nossos bichos”, comentou.

 

No sábado, quem aproveitou a oportunidade foi a pedagoga Elisângela Cardoso, que levou o cão Francisco para uma consulta. Elisângela, que resgata animais de rua, já havia levado uma cadela para castrar no mutirão do CMRR, uma vez que Francisco já havia passado pelo procedimento em outra oportunidade. Ela lamentou a conduta de uma parcela da sociedade que abandona animais. “As pessoas pegam os animais e, ao invés de cuidar, veem que o custo está alto e colocam na rua”.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Outro destaque do fim de semana no CMRR foi a apresentação de desenhos relacionados ao meio ambiente produzidos por alunos participantes do Programa “Jovens Mineiros Sustentáveis”, que reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), visando capacitar educadores, com a disponibilização de curso EAD, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas sobre o tema.

 

Ao todo, foram expostos 312 desenhos de alunos de todas as regiões do estado. Ricardo Cottini, analista da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, destacou a capilaridade do Programa, que envolve a participação de 240 escolas, englobando 5 mil alunos e 200 professores.

 

Foto: Matheus Adler/Ascom Sisema
jovenssustentaveis600
Mais de 300 desenhos foram expostos durante reinauguração do CMRR

 

“Os professores que estão participando estão integrados, os alunos estão integrados, estão trabalhando de forma conjunta na escola. A visão que se passa para essa futura geração é uma visão global, não aquela que, antigamente, ficava focado na água, no ar e no sol. Hoje a floresta, o solo, a água, o ar e o homem, como nós estamos fazendo a nossa parte para que tudo isso continue a existir”, disse Cottini.

 

Já a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em parceria com a Semad, expôs no CMRR o Circuito Tecnológico de Eficiência Energética. A ação visa disseminar medidas e orientar sobre hábitos que reduzam o desperdício de energia elétrica, através da conscientização de jovens e adultos por meio de palestras e da visitação ao circuito tecnológico de eficiência energética (tenda e unidade móvel).

 

LOGÍSTICA REVERSA

 

Em uma parceria com a Feam, a Green Eletron também inaugurou no CMRR um ponto de descarte de itens eletro eletrônicos, como notebooks, televisores e monitores. A ação faz parte da Campanha "Descarte Consciente", que vai até a próxima quarta-feira. No entanto, o ponto de descarte no CMRR será permanente, assim como o que está localizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). “Esperamos que, em breve, coloquemos vários outros coletores aqui em Minas Gerais. Vamos fazer todos os esforços para isso acontecer”, frisou Alexandre Magno, representante da Green

Eletron.

 

AÇÕES NO PALÁCIO DA LIBERDADE

 

No Domingo (5/6) as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente também contaram com atividades realizadas no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Além de visitas guiadas aos jardins da casa, foi apresentada a peça “O Monstro do Lixo”, que trata de conhecimento da natureza e da importância da preservação ambiental.

 

As visitas guiadas aos jardins do Palácio da Liberdade mostraram alguns dos detalhes do local. A guia, Raquel Caixeta Marra,mostrou espécies que podem ser encontradas ali tais como o Pau Brasil, e a Sibipuruna. Destaque para o orquidário e para a gruta, onde estão imagens de santos.

 

A inauguração do Palácio aconteceu em 1898 e o local era a residência oficial do governador. Foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil e hoje é um dos principais cartões postais da cidade. A administradora Raquel Castro contou que já tinha feito o passeio pelos jardins. “Queria mostrar o espaço para meu marido, que é do Rio de Janeiro”, afirmou.

 

Presente no evento, o presidente da Feam, Renato Brandão, observou que as atividades são uma forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e trazer as pessoas para a discussão ambiental. “Ao longo da semana, teremos muitas discussões sobre mudanças climáticas, por exemplo,”.

 

MONSTRO DO LIXO

 

Durante as atividades de domingo foi apresentada a peça “Monstro do Lixo", com foco no consumo e na a produção desenfreada de rejeitos. Gustavo Bartolozzi, um dos atores da peça “Monstro do Lixo, observa que a peça tem ritmo de marujada, uma festa popular. Bartolozzi interpreta o guarda-mor e conta que o espetáculo usa linguagem poética, ludicidade e músicas animadas. “O espetáculo propõe uma reflexão sobre a forma que cuidamos do meio ambiente. Também são abordadas as formas como tratamos o lixo e nos preocupamos com a manutenção da vida em nosso planeta”, afirmou.

 

Na história, Guarda Mor e Bastião são marujos que narram o sofrimento da Mãe Terra quando as matas são devastadas, os bichos fogem e os rios morrem. A Mãe Terra alerta que todo o seu sofrimento vem dos rejeitos do Monstro do Lixo — grande serpente inspirada em dragões chineses e confeccionada com materiais reciclados. À medida que a narrativa se desenvolve, os marujos percebem que o Monstro não é o causador do sofrimento da Mãe Terra. Os grandes vilões da história são a compra e a produção desordenada, o desperdício e falta de reciclagem e reutilização do lixo.

 

Foto: João Márcio/Ascom Sisema
teatropalacio600
Durante as atividades de domingo foi apresentada a peça “Monstro do Lixo"

 

“O Monstro do Lixo” tem direção e dramaturgia de Guilherme Théo e produção de Juliana Ribas. O elenco é composto por Cláudia Henrique, Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi. Todos os adereços e figurinos, bem como os instrumentos musicais utilizados na peça são confeccionados com materiais reciclados ou reutilizados e são assinados pelo artista plástico, Adriano Borges da Cruz.

 

A peça “O monstro do lixo” é uma produção da Companhia Candongas,conta com o patrocínio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e com o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Entre 2021 e 2022, foram realizadas 40 apresentações em 23 escolas de todo o Estado, envolvendo um público de mais de 7 mil pessoas.

 

Érico de Araújo levou o filho de seis anos para assistir a peça. Ele conta que sempre que pode freqüenta espaços próximos à natureza, como parques e praças. “É muito melhor do que qualquer shopping”, observou.

 

Já a publicitária Monique Xavier de Pinho acompanhou a peça com a filha Isabel e destacou. “É a segunda vez que ela vai ao teatro e está adorando”, afirmou. Ela destaca que a garota já tem contato com a questão ambiental em casa, onde realizam reciclagem, e nas atividades da escola.

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

 

A Semana do Meio Ambiente acontece até a próxima sexta-feira (10/6), com participação das quatro casas do Sisema: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Instituto Estadual de Florestas (IEF); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Durante toda a semana haverá programação on-line e presencial, com eventos técnicos de diversos setores, sobre temas específicos da agenda ambiental no estado.

 

A solenidade oficial de abertura da Semana do Meio Ambiente será nesta segunda-feira (6/6), no Palácio Tiradentes, onde haverá a entrega de R$ 3,2 milhões aos consórcios intermunicipais para gestão de resíduos sólidos de 39 cidades mineiras, às 11h, com a presença do governador Romeu Zema; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo; o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown; entre outras autoridades.

 

A programação completa pode ser acessada por meio do link.

 

Matheus Adler, Luciane Evans e Emerson Gomes
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades