Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Webinar debate sustentabilidade socioambiental nas atividades rurais

PDFImprimirE-mail

 Foto: Reprodução/Youtube

webinar-seapa Dentro

Evento reuniu pesquisadores e representantes do poder público para apresentar abordagens governamentais relacionadas à promoção da sustentabilidade no campo

 

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) realizou, nesta quinta-feira (9/6), o webinar “A sustentabilidade socioambiental na gestão das atividades rurais como ferramenta de promoção da agricultura sustentável resiliente”. O evento, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente 2022, reuniu pesquisadores e representantes do poder público para apresentar abordagens governamentais relacionadas à promoção da sustentabilidade no campo e compartilhar experiências de gestão pública das atividades rurais.

 

Clique aqui e assista ao webinar na íntegra

 

Durante o seminário online, foram apresentadas quatro palestras que, entre outros aspectos, discutiram a importância do elemento solo para o sistema climático e o papel da agricultura no aumento da resiliência climática local e globalmente. As apresentações contaram com mediação do chefe do Núcleo de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro D’Angelo.

 

PALESTRAS

 

Abrindo o ciclo de palestra do evento, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ramon Alvarenga, abordou as possibilidades tecnológicas de evolução dos sistemas tradicionais de manejo agropecuário para o desenvolvimento de uma economia rural com baixa emissão de carbono.

 

“Existem hoje diversas alternativas sustentáveis e lucrativas aos processos produtivos tradicionais, como o plantio direto e a pastagem bem conduzida, que minimizam a perda de recursos hídricos e garantem a manutenção dos solos e lençóis freáticos”, disse o pesquisador.


Na sequência, o também pesquisador da Embrapa, João Herbert Viana, trouxe algumas considerações acerca da importância do solo na provisão de serviços ecossistêmicos. “Quase tudo que nós fazemos está direta ou indiretamente relacionado a solo e conhecer suas potencialidades nos permite desenvolver sistemas agropecuários cada vez mais sustentáveis”, salientou.

 

A terceira palestra do webinar ficou a cargo da chefe da Divisão de Clima e Agropecuária Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernanda Sampaio, que apresentou o Plano Setorial para Adaptação às Mudanças do Clima e Baixa Emissão de Carbono para o Desenvolvimento Sustentável. O documento integra a Política Nacional sobre Mudança Climática (PNMC) do Governo Federal.

 

“Cada vez mais, temos que atrelar as questões de adaptação e mitigação às nossas estratégias e políticas publicas de gestão, pois apenas reduzir a emissão não será suficiente para superar a vulnerabilidade climática que o setor agropecuário terá que enfrentar nos próximos anos”, alertou Sampaio.

Fechando o painel de apresentações do evento, a professora do Departamento de Geografia, Adriana da Costa, dissertou sobre ferramentas e abordagens metodológicas para gestão sustentável da paisagem e das atividades rurais.

 

“Quando a gente fala em metas de redução e mitigação, é importante pensar em temos de diagnóstico para planejar ações. É preciso conhecer o território e seus processos sistêmicos para definir abordagens eficientes de gestão, capazes de integrar modelos e metodologias”, frisou a professora universitária.


Ao final dos webinares, o público participante teve a oportunidade de tirar dúvidas e agregar questionamentos à discussão, que foram debatidas entre as palestrantes. A programação da Semana do Meio Ambiente 2022 segue até a próxima sexta-feira (10/6), com eventos gratuitos e ações virtuais.

 

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente 2022

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades