Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Sisema ComCiência debate o tema: “Neutralidade de Carbono”

PDFImprimirE-mail

 Foto: Reprodução/Youtube

SisemaComciência2 Dentro

Sisema Comciência especial abordou os caminhos de Minas Gerais para o enfrentamento e a neutralidade do carbono

 

Para celebrar um ano da adesão do Estado de Minas Gerais à Campanha Mundial “Race to Zero”, o Programa  Sisema ComCiência  abordou,  na última quinta-feira (9/6),  o tema: “Neutralidade de Carbono”.  O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Alessandro Campos, apresentou a palestra:  “Ação Climática Estadual: Caminhos para o Enfrentamento e a Neutralidade”.

 

Alessandro Campos apontou os principais instrumentos e compromissos climáticos de Minas Gerais firmados desde 2005, a vulnerabilidade do estado por região de planejamento e as metas assumidas pelo Governo de Minas na Campanha Race to Zero.

 

O evento contou também com a participação do coordenador de Engajamento do The Climate Group/Under 2 Coalition — Brasil, Rolf Bateman, que abordou a “Trajetória de Descarbonização Subnacionais”. Ele traçou a trajetória da descabornização por meio de duas linhas: uma denominada Bau, que representa o comportamento da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) caso nada for feito, e a linha que representa a intenção de chegar a zerar essas emissões, que faz, inclusive, uma alusão à campanha Race to Zero, que desafia governantes para, até o ano de 2050, promover a neutralidade do carbono.

 

Segundo Rolf, essa Trajetória de Descarbonização consiste numa série de ações transformacionais para reduzir as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) em diversos setores, fomentando o desenvolvimento socioeconômico continuado. “A trajetória de cada e
Estado deve ser ajustada e revisada constantemente para adequar-se às inovações tecnológicas e às mudanças de conjuntura político-sociais”, destacou.

 

Ainda de acordo com ele, os Planos governamentais são feitos especificamente para cada Estado da federação. No Brasil, as Trajetórias de Descarbonização estão completamente publicadas nos Estados do Mato Grosso, São Paulo, Amazonas e Pernambuco. Em Minas Gerais o Plano está em desenvolvimento com o apoio de parceiros, inclusive da The Climate Group/Under 2 Coalition — Brasil, Rolf Bateman.

 

O evento ocorreu de forma híbrida com a mediação do analista ambiental, Alexandre Magrinelli e foi transmitido pelo YouTube Meio Ambiente Minas Gerais. Ao final os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas via chat.

Assista na íntegra pelo link

 

Sisema ComCiência

 

O Sisema ComCiência é um projeto do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e teve início em novembro de 2020. Tem como objetivo a divulgação de trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente no estado. É realizado uma vez por mês, com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental de Minas.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades