Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Governo do México convida MG a aderir a Pacto de Governadores para enfrentamento às mudanças climáticas

PDFImprimirE-mail

Os avanços de Minas Gerais nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas chamam a atenção de outros países com interesses semelhantes.  Em 11 de julho, o Governo do Nuevo León, do estado do México, apresentou, ao Governo de Minas, o Pacto de Governadores, que irá reunir 50 líderes mundiais para criar uma arquitetura de recursos econômicos do mercado de carbono até 2025, aumentar as áreas de proteção ambiental até 2030 e garantir a descarbonização econômica em 2040. faixa branca gov mexico capa PRONTO

 

crédito: Luciane Evans

gov mexico fundo PRONTO

Dirigentes da Semad, Sede e Feam irão analisar as propostas dos representantes de Nuevo León

 

Os avanços de Minas Gerais nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas chamam a atenção de outros países com interesses semelhantes. Em 11 de julho, o Governo do Nuevo León, do estado do México, apresentou, ao Governo de Minas, o Pacto de Governadores, que irá reunir 50 líderes mundiais para criar uma arquitetura de recursos econômicos do mercado de carbono até 2025, aumentar as áreas de proteção ambiental até 2030 e garantir a descarbonização econômica em 2040.

 

A reunião ocorreu na Cidade Administrativa, com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo; do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão; da chefe de gabinete da Feam, Renata Araújo; da secretária de estado adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Kathleen Garcia; e dos representantes de Nuevo León, o secretário-geral do CC35, Sebastián Navarro e o CEO da ArqbravoGroupEvshare, Eduardo Javier Muñoz.

 

O Pacto dos Governadores, proposta apresentada pelos representantes do México, é uma coalizão que nasceu inspirada no trabalho climático de Arnold Schwarzenegger e na liderança daquele estado ao nível global sobre legislação e decisão política para cumprir o Acordo de Paris, segundo nota da plataforma da Secretaria das Cidades Capitais das Américas contra as Mudanças Climáticas (CC35).

 

“Sabemos o quanto Minas Gerais tem um trabalho sério nessa área. Por isso, queremos o estado nessa coalizão”, comentou Sebastián Navarro. A secretária Marília Melo destacou, durante a reunião, os esforços de Minas Gerais para o alcance da neutralidade para a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e as ações que estão sendo desenvolvidas para o enfrentamento das mudanças climáticas em Minas.

 

A proposta do governo mexicano será analisada pela Semad, Feam e Sede. Será avaliado pela equipe técnica se a proposta está ou não conforme os compromissos do Governo de Minas para a área. Após essa avaliação, será divulgada a posição do Governo de Minas para o convite de adesão à coalizão.

 

Luciane Evans
Ascom/Sisema

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades