Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

MG apresenta 4° Inventário de Emissões e Remoção Antrópicas de Gases de Efeito Estufa

PDFImprimirE-mail

 

O 4° Inventário Estadual de Emissões e Remoção Antrópica de Gases de Efeito Estufa (GEE) foi apresentado, durante a 29ª Reunião Extraordinária da Câmara de Políticas de Energia e Mudanças Climáticas (CEM) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), no dia 4 de agosto. O documento fornece uma atualização das estimativas de emissões e remoções de gases de efeito estufa do estado de Minas Gerais, visando identificar as principais fontes de emissão, tendências e elementos para subsidiar políticas públicas eficazes para mitigação das emissões no território mineiro.

 

A apresentação foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Alessandro Campos, e por representantes do ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). O prognóstico é também uma forma de estimular a adoção de práticas e tecnologias mitigadoras das emissões de gases de efeito estufa.

 

Para o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas, Alessandro Campos, o inventário é fundamental para a construção de uma estratégia de enfrentamento à emergência climática. “O documento é indispensável para a análise das questões relacionadas à intensificação do efeito estufa causado por atividades antrópicas, disponibilizando informações para a proposição de metas e políticas de redução de emissões e para a construção do Plano de Ação Climática do Governo do Estado de Minas Gerais”, enfatizou.

 

Entre as diretrizes adotadas pelo governo de Minas estão o compromisso de neutralizar os Gases de Efeito Estufa (GEE) no Estado até o ano de 2050; a atualização do Inventário de Emissões e Remoções de GEE e o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais no prazo de doze meses, com o desenvolvimento de cenários para zerar as emissões até 2050 e adotar uma meta intermediária de redução de emissões de GEE para 2030.

 

Para receber contribuições e coletar comentários e sugestões a respeito da versão preliminar do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o estado de Minas Gerais foi disponibilizado um formulário de consulta pública.

 

Para acessar o relatório preliminar do 4° Inventário Estadual de Emissões e Remoção Antrópicas de Gases de Efeito Estufa clique aqui

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades