Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Novo olhar sobre resíduos une arte e inovação

PDFImprimirE-mail

Borboletas e flores de sucata instaladas ao longo do muro do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na região Leste de Belo Horizonte, despertaram o interesse da dona-de-casa Rosângela de Souza Matos para conhecer seu mais novo vizinho, inaugurado no dia 12 de junho. Na busca por cursos e oficinas de reciclagem, a moradora se deparou com um espaço também dedicado à arte.

Aberta ao público até o dia 20 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, a mostra Conexão de Materiais está instalada na área central do CMRR. Idealizada por 10 artistas e eco-designers da Ong Reciclar T3, a exposição é um convite à reflexão sobre as possibilidades de reutilização e reciclagem de materiais domésticos e industriais, como metais, plástico, papel e vidro. São 21 painéis suspensos, nos quais é possível identificar as conexões entre a pesquisa acadêmica, a tradição cultural dos artesãos e as novas tecnologias.

“De manhã, joguei fora uma embalagem longa-vida e uma garrafa PET. Aqui percebi como esse lixo pode ser reutilizado na produção de novas peças. Em vez de entupir bueiros e poluir o meio ambiente, transformaram-se em arte”, ressalta Rosângela, que mora a poucos quarteirões do Centro Mineiro de Referência em Resíduos.

Nas mãos desses artistas ambientais, calças jeans rasgadas formam juntos sofás. Embalagens de ovos viram cadeiras – móveis que pela beleza e originalidade são vistos como peças de arte. “As pessoas estão conhecendo os materiais de uma nova forma, despertando para a mudança de hábitos e para a preservação ambiental”, ressalta o eco-designer Pepe Smith, um dos idealizadores da exposição e integrante da equipe da Reciclar T3 há mais de nove anos.

Entre os materiais que mais despertam a curiosidade do público, Pepe Smith destaca o painel de PET 100% reaproveitável. “As pessoas não acreditam que uma garrafa PET pode ser matéria-prima para tecido”, afirma.

Desde a inauguração do CMRR, mais de 200 pessoas já conferiram a exposição. Dois monitores acompanham as visitas, esclarecendo sobre a história que existe por trás de cada material e os processos envolvidos na transformação dos resíduos.

Criada em 1998, a Ong Reciclar T3, sediada em Belo Horizonte, é um instituto de pesquisa, criação e capacitação para o designer ambiental. Tem como missão buscar soluções que contribuam para reduzir o desperdício e conscientizar o ser humano sobre o consumo. Localizado em uma área de 10 mil metros quadrados, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos conta com um espaço permanente para exposições, com o objetivo de estimular a reflexão e a ação da cidadania nos desafios da gestão integrada de resíduos.

Mostra Conexão de Materiais

Período:
até 20 de setembro
Horário: das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira
Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos – rua Belém, 40, bairro Esplanada
Realização: Reciclar T3
Informações: (31) 3483.8011 ou pelo site www.cmrr.mg.gov.br

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades