Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

CMRR promove oficina de reciclagem sobre flor do Cerrado

PDFImprimirE-mail

A flor do Cerrado será tema da próxima oficina promovida pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Com o desafio de unir os fundamentos da botânica à prática da reutilização e reciclagem de materiais, o curso “Potira de Minas” terá como público-alvo jovens de 13 a 21 anos e será voltado para a construção de peças representativas de flores tridimensionais por meio de técnicas de modelagem de papelão e colagens.

“A palavra potira vem do tupi-guarani e significa flor. Nosso objetivo é, por meio das flores da nossa região, despertar o olhar para a sustentabilidade como instrumento de melhoria da qualidade ambiental e geração de novas oportunidades de trabalho e renda para os jovens”, afirma a diretora-executiva do CMRR, Vera Schaper. O curso terá início no dia 7 de agosto com término em 11 de setembro, com aulas às terças e quintas-feiras. As inscrições estão abertas para a formação de duas turmas com 25 alunos cada, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.

À frente da oficina “Potira de Minas”, técnicos da Ong Instituto Reciclar T3 vão desenvolver, inicialmente, um trabalho de pesquisa e levantamento da flora existente no Cerrado Mineiro. “Vamos unir de maneira transdisciplinar o conhecimento sobre a botânica e a transformação dos recicláveis. O resultado será a vivência da prática da sustentabilidade”, ressalta a presidente e diretora-técnica da Reciclar T3, Águida Zanol.

Ao final do curso, os alunos receberão certificado e terão a oportunidade de expor as flores confeccionadas. A mostra será aberta ao público no dia 11 de setembro, dentro da programação da Semana Florestal, no hall do CMRR. “As boas-vindas à primavera terá como enfoque o consumo consciente e a preservação do Cerrado Mineiro. A mostra será um convite à reflexão de nossas atitudes e hábitos para o uso racional dos recursos naturais”, destaca Vera Schaper.

As inscrições para a oficina são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no CMRR, na rua Belém, 40, bairro Esplanada, no horário das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3483 8011 ou pelo e-mail ' ); document.write( addy16328 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .O"> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O Instituto Reciclar T3 é uma das instituições parcerias do CMRR. Criada em 1998, o Instituto é sediado em Belo Horizonte e tem como missão buscar soluções que contribuam para reduzir o desperdício e conscientizar o ser humano sobre o consumo. Além da oficina “Potira de Minas”, a Ong idealizou a mostra “Conexão de Materiais”, em exposição até setembro no hall do CMRR. São 21 painéis suspensos, nos quais é possível identificar as conexões entre a pesquisa acadêmica, a tradição cultural dos artesãos e as novas tecnologias.

Oficina Gratuita Potira de Minas

Público-alvo: jovens de 13 a 21 anos
Data: 7 de Agosto a 11 de Setembro, com aulas às terças e quintas-feiras
Horários:
1ª Turma - das 9h às 12h
2ª Turma - das 14h às 17h
Número de vagas: 25 alunos por turma
Inscrições presenciais: rua Belém, 40, bairro Esplanada
Informações: (31) 3483 8011 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Data: 31/07/07
Fonte: CMRR

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades