Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Audiência discute mineração na Serra do Espinhaço

PDFImprimirE-mail

Foi realizada nesta quarta-feira (5), em Conceição do Mato Dentro, a terceira audiência pública para discutir o empreendimento minerário da MMX Mineração e Logística para a região da Serra do Espinhaço. A compatibilização da mineração com o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego nas cidades afetadas foram as principais questões abordadas no evento. Somando-se a audiência de Conceição com as duas, realizadas em Alvorada de Minas e Dom Joaquim, na segunda e terça-feira, mais de 2500 pessoas participaram das discussões.

Segundo informa o subsecretário de Gestão Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ilmar Santos, que presidiu os eventos de Alvorada e Conceição, a audiência pública é essencial para licenciamento de projetos de alto impacto, pois permite que o cidadão comum tenha conhecimento e opine sobre o empreendimento. “É um espaço onde é exercida a cidadania”, declara. 


1070 pessoas participam da audiência em Cocneição

 

 

 

 





 

 


1070 pessoas participam da audiência em Conceição do Mato Dentro


O licenciamento ambiental do empreendimento está sendo analisado por equipe interdisciplinar da Fundação Estadual do Meio Ambiente, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Jequitinhonha,. A Licença Prévia (LP) será votada na Unidade Regional Colegiada (URC)do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) do Jequitinhonha. 

Mineração desempenha papel relevante na economia brasileira

Aproximadamente 10% da riqueza do país provem da atividade mineraria. Minas Gerais produz 184 milhões de tonelada de ferro por ano e o projeto Minas-Rio, segundo a MMX, representa um aumento de 13,5% na produção estadual. Serão investidos do projeto R$ 1, 44 bilhão. A expectativa é a produção de 26,5 milhões de toneladas por ano ao longo de 40 anos. A área total do empreendimento será de 1066 hectares. A mina, a barragem, a pilha de rejeito e as demais estruturas necessárias à produção do minério de ferro, se aprovadas no licenciamento, estarão localizadas no noroeste da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Data: 06/03/08
Fonte: Ascom Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades