Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Cadastro de Minas Paralisadas e Abandonadas

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), com o intuito de aprimorar os procedimentos de reabilitação de áreas degradadas e fechamento de mina, disponibiliza o I ‘Cadastro de Minas Paralisadas e Abandonadas no Estado de Minas Gerais – 2016’. Este levantamento é pioneiro no Brasil e foi desenvolvido a partir das diretrizes da Deliberação Normativa (DN) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) nº 127, de 27 de novembro de 2008, que trata sobre o fechamento da atividade minerária.

O estudo aborda a situação de 400 minas das mais diversas tipologias, desde lavras garimpeiras até grandes empreendimentos. O Cadastro traz informações sobre as áreas impactadas com uma análise do risco ambiental. As informações dos empreendimentos foram consolidadas em fichas que contém informações das minas cadastradas.

Com a publicação deste cadastro, a Feam poderá aprimorar o acompanhamento das minerações no Estado, incluindo um maior diálogo com outros órgãos públicos, como o DNPM, buscando evitar o surgimento de áreas abandonadas ou áreas que configurem risco ao meio ambiente e à saúde humana. Além disso, o cadastro irá subsidiar a identificação dos responsáveis pela degradação ambiental e o cumprimento das obrigações legais visando à reabilitação das áreas degradadas.

Para acessar o Cadastro Minas Paralisadas e Abandonadas, clique aqui.

As fichas dos empreendimentos estão organizados em ordem alfabética e distribuídas em três arquivos, disponíveis nos links abaixo:

 

•    Lista das minas- Letras A a G

•    Lista das minas- Letras H a M

•    Lista das minas- Letras N a Z

Informações: Gerência de Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas Degradadas - Gesad/Feam - Tel: 31 3915-1442/1107

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades